postado em 13/10/2011 19:03
Cerca de 25 pessoas apresentaram quadro de intoxicação alimentar na quarta-feira (12/10), no Gama. A suspeita é que churrasquinhos comprados em um estabelecimento da região tenham causado o problema. A vigilância sanitária interditou o local por tempo indeterminado nesta quinta-feira (13/10).Os pacientes foram atendidos no Hospital Regional do Gama (HRG) e em um hospital particular da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, os principais sintomas apresentados foram náusea, vômito, diarreia e febre.
A Vigilância Epidemiológica coletou amostras de pacientes para investigar a causa da intoxicação. A previsão é de que o resultado fique pronto em até 15 dias. Nenhuma bactéria foi laboratorialmente confirmada até o momento. Entre as causadoras mais comuns de intoxicação alimentar estão microorganismos como salmonela e estafilococos.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Dr. Manoel Silva Neto, o local foi interditado por não oferecer condições sanitárias e de higiene adequadas e por não ter a estrutura de conservação necessária para carnes. "A interdição já é uma penalização, mas o local também pode ter que pagar uma multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão, de acordo com a gravidade ", explica.
O proprietário do estabelecimento recebeu um auto de infração e terá direito de defesa. Segundo o diretor, os microorganismos podem estar relacionados à manipulação inadequada do alimento ou à própria matéria-prima.