Cidades

Mais de 50% dos lojistas devem oferecer vagas temporárias neste fim de ano

Sindivarejista prevê que 1.200 das 6 mil vagas oferecidas sejam efetivadas

postado em 17/10/2011 19:20
O reforço no quadro de funcionários para suprir o aumento da demanda de fim de ano já começou. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), 6 mil vagas devem ser abertas neste fim de ano. De acordo com levantamento divulgado hoje pelo Instituto Fecomércio, 54% dos 212 empresários de setores específicos como lojas de departamento, calçados, perfumaria, material esportivo, livraria e supermercado pretendem usar mão de obra temporária neste período. Em 2010, este índice foi de 28,8%. A previsão do Sindivarejista é que 1.200 vagas sejam efetivadas.

A pesquisa ouviu os empresários entre 3 e 7 de outubro e sete dos 212 estão indecisos quanto à contratação de temporários, o que pode fazer com que o percentual de vagas disponibilizadas aumente. A pesquisa também mostra que 62% dos entrevistados - cerca de 131 empresários - pretende contratar os funcionários em janeiro e que 3,5% das vagas abertas temporariamente no setor devem ser efetivadas. A previsão do Sinidvarejista é mais otimista. De acordo com o sindicato, de 20% a 25% dos contratados temporariamente devem ser efetivados, cerca de 1.200 funcionários nas 28 mil lojas de varejo do DF. No ano passado, 22% dos 6 mil trabalhadores temporários - cerca de 1.320 funcionários - foram contratados entre janeiro e fevereiro.

Segundo a Secretaria do Trabalho (Setrab), o aumento do número de vagas para o fim do ano começou mais cedo. Desde o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, novas vagas temporárias são disponibilizadas. Vendedores, estoquistas e operadores de caixa estão entre as funções mais oferecidas pelas lojas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Setrab, parte das oportunidades, como as oferecidas por lojas em shoppings, não são repassadas para as agências do trabalhador e os interessados devem procurar as vagas direto nos estabelecimentos. Quem quiser uma das vagas temporárias encaminhadas às agências do trabalhador deve comparecer no local portando CPF, RG, carteira de trabalho e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito por meio do .

Capacitação

O Senac, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), oferece, desde o dia 3 de outubro, curso preparatório para empregados temporários. Os cursos têm duração de uma semana e devem ir até o fim de outubro nas unidades do Senac no Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Sobradinho.

As aulas envolvem áreas como técnicas de vendas, técnicas básicas para operar caixa, planejamento e controle de estoque. As inscrições podem ser realizadas por meio do site do . O valor é de R$ 20. Em seguida, os interessados devem comparecer ao Senac com RG, CPF, comprovante de escolaridade e autorização da inscrição feita pelo portal do Sindivarejista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação