postado em 19/10/2011 08:13
Ontem de manhã, o Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, foi tomado por uma sessão diferente. Casa lotada, os deputados da manhã de ontem ainda estão no ensino fundamental. Política também é para criança. Eram 400 delas, entre o 5; e o 9; ano do ensino fundamental, representando o país todo, pelo Projeto Câmara Mirim.Juliana Fredo Marques, 13 anos, aluna do 8; ano do Colégio Bom Jesus, veio para Brasília representar o Paraná. Natural de Curitiba, visitou o Congresso em 2009 com a família. Ganhou um folheto que abriu portas em sua vida. ;Era uma revistinha do Plenarinho e, atrás, falava do projeto da Câmara Mirim. Em uma semana, vi duas pessoas falecendo porque não sabiam o número de emergência. Achei interessante, participei e tive o projeto aprovado;, explica. Juliana sugeriu a criação de um número de telefone único para o atendimento de todo tipo de emergência.
Esta foi a sexta edição do Projeto Câmara Mirim. Crianças de escolas de diferentes estados participaram de uma sessão para discutir e votar três projetos de lei selecionados entre mais de 1,2 mil, elaborados por estudantes de 7 a 14 anos. Os estudantes vieram em caravanas de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina. O presidente da sessão foi sorteado entre as escolas confirmadas.
Os grupos
As três propostas analisadas foram apresentadas por Juliana, Marco Túlio Campos Machado, aluno do 9; ano do Colégio da Polícia Militar de São Paulo; e André Dantas Ferreira da Silva, do 6; ano do Colégio Mackenzie, de Brasília. Marco Túlio propôs que os produtos mostrem, de maneira clara, quais os impostos embutidos nos preços. Já André quer que todos os órgãos públicos sejam obrigados a ter um site com linguagem para crianças, assim como a Câmara tem o Plenarinho.
André gostou tanto do Câmara Mirim que decidiu usar seu espaço no plenário da Câmara para sugerir que fosse ampliado. ;Fiquei pensando em como ajudar as pessoas. Com esse projeto, nós crianças vamos ser melhores cidadãs no futuro. Por isso seria bom que todos os órgãos tivessem um site como o Plenarinho;, defende.
Este é o quarto ano que o Mackenzie participa do Câmara Mirim. ;Acabou se tornando um projeto disciplinar, componente do currículo;, afirma a coordenadora do colégio, Rosimeiry Castro. De acordo com ela, o trabalho é iniciado com a ideia de representação de classe. ;A professora de ensino religioso trabalha a questão ética. A de português entrou depois, tornando um projeto interdisciplinar que trata de ética, direitos, deveres, representatividade;, situa.
Nem todos os grupos eram veteranos. O presidente da Câmara de Vereadores de Primavera do Leste (MT), Felipe Nogueira, esteve presente para acompanhar a primeira legislatura de deputados mirins da cidade. ;Estamos desenvolvendo o sentimento de política, aproximando toda a comunidade escolar da política. Essas crianças passaram a vida escutando que político é corrupto por natureza. Se não mudarmos essa visão, a sociedade também não muda;, define o vereador.
Um dos nove vereadores mirins da cidade foi Thairo Rodrigues Meneghetti, 13 anos. O menino aproveitou cada detalhe da visita. ;É uma experiência que vai ficar marcada para a vida toda. É tudo diferente. Eu pensei que a Câmara daqui fosse igual à de Primavera. A nossa é bonita, mas é bem menor. Esse plenário é imenso, pensei que fosse a metade do que é;, compara.
Experiência
O projeto fez tanta diferença na vida de Taffarel Pereira Hostins, 16 anos, que ele escolheu a profissão depois da participação como vereador mirim em Blumenau, em 2008. ;Quando eu tinha 9 anos, comecei a me interessar por política. Sempre gostei de ver jornais e buscar soluções para os problemas da minha cidade. Esse projeto foi uma oportunidade de desenvolver essas ideias e conhecimentos;, enfatiza. Agora, Taffarel é estagiário na Câmara de Blumenau e continua envolvido com o projeto. ;Quero fazer faculdade de jornalismo e sempre com o foco em política.; O gosto é tamanho que até conhecer Brasília é sinônimo de alegria para ele. ;Eu acredito que todo brasileiro teria que desejar conhecer a capital, não como dever, mas como opção de cidadão mesmo;, afirma.
No fim de cada edição do Câmara Mirim, ninguém duvida que dali podem sair políticos engajados e nomes que vão se destacar no cenário nacional.
Conheça
Quem tiver interesse em se tornar um deputado mirim no próximo ano deve consultar a página do Câmara Mirim (www.plenarinho.gov.br/camaramirim), que abre um espaço para inscrições de janeiro a setembro de 2012. A escola também pode se inscrever como instituição em outro espaço do site. Mas cada projeto de lei deve ser de autoria de um único participante. Uma comissão seleciona os três projetos a serem defendidos na tribuna do plenário em outubro. Escolas e câmaras municipais arcam com as próprias despesas. As escolas conformadas são sorteadas para indicarem o presidente da mesa.