A Secretaria de Segurança Publica do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (19/10) o balanço dos três dias da Operação Marco Zero. No total, 128 traficantes foram presos. O trabalho, que visa combater o uso e tráfico de drogas, ocorre nas regiões centrais de Brasília, Taguatinga e Ceilândia. Segundo informações da assessoria da pasta, do total de prisões, 107 foram na área central de Brasília. O objetivo da operação é fazer um processo de revitalização, coibir o uso de entorpecentes e o tráfico de drogas na região.
Na terceira fase da operação, que teve início na última segunda-feira (17/10), mais de mil pessoas foram abordadas. No primeiro dia foram 685 pessoas, 64 veículos parados e 14 autuados. Já no segundo, 460 pessoas foram abordadas, 100 veículos foram parados, 18 autuados, 31 estabelecimentos comerciais fiscalizados e uma pessoa presa.
De acordo com a secretaria, são realizadas rondas e abordagens todos os dias. Os usuários detidos na operação são encaminhados para a unidade de tratamento, localizada ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD).
A ação conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Secretaria de Saúde e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Essa parceria pretende promover a inclusão dos usuários de drogas na sociedade. Este programa faz parte do plano distrital de enfrentamento ao crack no DF.