Cidades

Adasa fiscaliza Lago Paranoá para evitar despejo irregular de esgoto

postado em 19/10/2011 12:30
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) iniciou nesta quarta-feira (19/10) a fiscalização no Lago Paranoá para encontrar despejo incorreto de esgoto e ligações clandestinas. A operação segue até a sexta-feira (21/10). De acordo com a Adasa, o momento de rebaixamento do lago é propício para fazer a fiscalização, pois facilita a visualização por parte dos agentes.

O coordenador de Fiscalização de Recursos Hídricos da Adasa, Marino de Oliveira, disse que serão procuradas ainda ligações para irrigar clubes e residências. "Vamos fazer a varredura em todos os cantos do lago. A ocorrência de chuva pode complicar (a realização da operação), mas os fiscais passam a ir a pé pelas margens. Utilizaremos câmeras e GPS para identificar os responsáveis por atitudes ilegais", diz o coordenador. Os fiscais vão utilizar barcos da Marinha, da Polícia Militar do Distrito Federal e da Delegacia do Meio Ambiente (Dema).

De acordo com Marino de Oliveira, se clubes ou residências estiverem jogando esgoto de forma irregular no lado e forem identificados, serão notificados e multados. "O valor da multa varia muito, de R$ 10 mil a R$ 1 milhão. Ou seja, vai depender de muitos critérios para a pena ser aumentada ou diminuída", conclui o funcionário da Adasa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação