Cidades

MEC troca os locais dos exames a serem realizados por alunos do Paranoá

postado em 20/10/2011 07:55

O próximo fim de semana será de avaliação para mais de 70 mil estudantes do Distrito Federal. Eles participarão do Exame Nacional do Ensino Médio 2011, que, segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC), pode oferecer mais de 100 mil vagas em instituições de ensino superior em 2012, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A menos de uma semana do teste, no entanto, milhares de estudantes devem administrar mais do que a ansiedade provocada por uma prova importante. Em nota divulgada ontem, o MEC informou que foram realocados 10 locais de realização dos exames.

Isso afeta, segundo a assessoria do órgão, cerca de 4,5 mil inscritos. Uma das alterações aconteceu no Paranoá. Na cidade, cerca de 60 alunos que estudam em duas escolas da área urbana ; Centro de Ensino Médio 1 e Centro de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro ; foram orientados, inicialmente, a realizar o exame em instituição localizada no Pad/DF. O MEC informou que não divulgará os novos locais por ;questão de segurança;. Mas o Correio apurou que o exame será realizado no perímetro urbano.

O núcleo rural fica a aproximadamente 60 quilômetros de distância dos colégios, segundo informou o diretor da Regional de Ensino do Paranoá, Ricardo Pacheco. Um dos critérios utilizados para a definição do local de prova é a distância máxima de 30 quilômetros para o deslocamento do candidato, a partir do endereço informado na inscrição.

Na nota, o MEC acrescentou que ;estudantes que fariam as provas em uma escola da zona rural, na cidade-satélite do Paranoá, foram transferidos para o perímetro urbano daquela cidade em função de dificuldades com o transporte público;. Pacheco informou que, antes da mudança de endereço, avaliou a possibilidade de contratação de um ônibus para o deslocamento dos estudantes, já que o destino inicial das provas não conta com linhas públicas regulares aos fins de semana. ;O Paranoá é a segunda maior região do DF. Provavelmente não se ativeram a isso. Eu não consegui investigar como foi feito. Mas, provavelmente, quem fez a estratégia de distribuição não seja de Brasília;, afirmou.

Pacheco informou ainda que recebeu uma ligação em nome do Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) informando que a situação estava resolvida. A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, informou que não tinha conhecimento sobre a existência de locais de prova com uma distância acima do previsto pelo edital e que não havia recebido notificações a respeito. Ainda segundo a assessoria, a responsabilidade desta distribuição é do consórcio formado por Cespe;Cesgranrio, à frente da aplicação do exame em todo o país.

Monitoramento
A assessoria do MEC admitiu ainda que os atendentes do serviço telefônico de ajuda informado na página do Enem (0800-616161) ficaram duas horas sem saber sobre as mudanças dos locais dos exames. As alterações, no entanto, acontecem em todas as edições, segundo a assessoria, já que ocorrência de imprevistos é esperada.

Todos os estudantes cujos locais de provas sofreram alteração foram avisados por e-mail, mensagens SMS e telefone ; os locais atualizados estão disponíveis na página eletrônica do Enem (leia quadro). Além disso, o MEC informou que os locais originais serão sinalizados nos dias de provas, com informações sobre as mudanças. Um transporte também será disponibilizado, caso seja necessário.

Um dos lugares no país com a maior quantidade de estudantes deslocados foi o Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, o barulho proveniente de um festival de motociclismo obrigou os organizadores do Enem a mudar um local de prova. No Pará, a festa do padroeiro da cidade também forçou a transferência de candidatos. O Inep informou ainda que manterá o monitoramento constante das condições das provas, que serão aplicadas em 150 mil salas de 1,6 mil municípios. No Amazonas, estudantes foram remanejados por causa das chuvas.

Oriente-se
A aplicação das provas será em 22 e 23 de outubro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação. No sábado, as provas abordarão as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, dia 23, haverá linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e matemática e suas tecnologias. Horário da prova: 13h. Os locais de provas podem ser confirmados em http://sistemasenem2.inep.gov.br/
localdeprova/

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação