Funcionários da empresa Planeta, que presta serviços de transporte público na cidade de Santa Maria, protestam desde às 5h desta quinta-feira (20/10) e alguns ônibus estão parados.De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Público do Distrito Federal (Setransp), o motivo da manifestação dos trabalhadores seria a demissão de um motorista e eles estariam exigindo o retorno desse funcionário à empresa. A assessoria do Setransp disse que negociações foram estabelecidas com o Sindicato dos Rodoviários do DF para que os veículos voltem às ruas.
O Setransp informou que o motorista demitido acumulava 26 multas, a maioria por excesso de velocidade, além de registros de colisões e diversas reclamações dos usuários. "Portanto, a situação dele se complicou e a demissão é irreversível", informou a assessoria de imprensa do sindicato.
A princípio, os ônibus podem voltar a circular ainda durante a manhã desta quinta-feira. No entanto, o Setransp informou que vai depender do rumo das negociações.
O diretor do Sindicato dos Rodoviários, Jorge Farias, confirmou que o motivo da paralisação é a demissão do funcionário. Porém, discorda da justificativa apresentada pelo Setransp. "No dia 21 de setembro um motorista deu entrada na garagem afirmando que a caixa de marcha estava com problema. Um dia depois a caixa estorou e a empresa demitiu ele. Jamais vamos concordar com isso. Ele comunicou o problema, registrou em documento e colocaram o veículo para rodar. A culpa não é do motorista", afirmou.
Ele disse ainda que a empresa avisou aos funcionários que iria cobrar deles um valor de R$ 230 por perícias feitas em carros envolvidos em acidentes. O diretor afirmou que os ônibus começaram a circular por volta das 11h20.