Cidades

Livro reúne crônicas de Maria Paula, a maioria publicada pelo Correio

postado em 21/10/2011 08:32
A atriz, humorista e agora escritora Maria Paula esteve ontem em Brasília para o lançamento do primeiro livro, Liberdade Crônica (Editora Faces, 123 páginas). Durante o evento, realizado na Fnac do Park Shopping, ela recebeu amigos e familiares para apresentar a obra. Maria Paula passou por Rio de Janeiro e Fortaleza. Depois da capital, segue para Recife e São Paulo.

A autora não escondeu a emoção de lançar a publicação na cidade onde nasceu. ;Lançá-lo aqui tem um gostinho incrível;, afirmou. O livro é uma coletânea de crônicas e contos escritos por ela, sendo a maioria deles publicada na Revista do Correio ; ela é colaboradora desde 2005. ;Sempre tive vontade de escrevê-lo e, a cada crônica, eu pensava: ;Será que essa vai para o meu livro?;;, contou.

As gravações semanais do Casseta & Planeta, programa da Rede Globo do qual ela fazia parte, impediam a realização do desejo. ;Quando o Casseta foi cancelado, no fim do ano passado, vi que era essa a chance de dar uma mudada na carreira;, disse.

Liberdade Crônica é dividido em três capítulos, cada um com uma temática. No primeiro, Atitude Caráter, Maria Paula veste a camisa do cidadão e fala dos problemas sociais e políticos do país. ;Ele é o mais pesado. É quase uma denúncia;, explica. No seguinte, Atitude Afeto, ela fala de família e do quanto ela é importante para a formação dos filhos.

Por fim, em Mulher de Atitude, ela escreve sobre o feminino e a feminilidade, principalmente nos pontos que tocam as cobranças atuais de que a mulher se mantenha sempre jovem. ;Nele, eu falo o quanto é inadequado você querer aparentar ter 20 anos quando tem 40, 50 e até 60. As pessoas só falam do outro lado: ;Nossa, ela tem 60 com corpinho de 30;. Será que é legal isso? Será que não é mais legal ter 60 e um corpo de 60?;.

A escritora diz que a experiência de reunir os próprios textos em um livro mostrou um novo rumo para a carreira. Ela inclusive tem ideias para outras publicações. A próxima parada é a Festa Literária de Pernambuco (Fliporto), na qual fará palestras sobre os assuntos que aborda em Liberdade Crônica.

Maria Paula, que nasceu em Brasília, escreve crônicas no Correio Braziliense desde 2005

Público
Nesses encontros, o maior prazer da autora é o contato com o público e, além disso, as possibilidades de surgimento de novos temas que mereçam um espaço na coluna semanal. ;Sou muito observadora. E, depois de analisar, presto também atenção no resultado que aquilo dá, aonde vai chegar. E isso ajuda a me aproximar do público, porque presto atenção mesmo no que está acontecendo.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação