Cidades

No DF, 74 mil estudantes encaram as primeiras provas do Enem

postado em 22/10/2011 08:20
Neste fim de semana, cerca de 5,3 milhões de estudantes brasileiros encaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em 14.092 locais em todo o país. Hoje, os candidatos terão testados os conhecimentos em história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia, das 13h às 17h30. Amanhã, é a vez dos testes de matemática, de linguagens e códigos e da redação, das 13h às 18h30.

No Distrito Federal, 74.624 pessoas farão o exame em 176 locais. O número de estudantes é influenciado pela opção da Universidade de Brasília de aproveitar o exame apenas para o preenchimento de vagas remanescentes do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que correspondem a apenas 1% do total oferecido pela instituição. No entanto, o Enem é a principal porta de entrada para outras universidades federais. No primeiro semestre de 2010, 83 instituições utilizaram as notas da avaliação, oferecendo 83 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Julio Cesar Castro, 17 anos, é um dos estudantes que farão a prova. A preparação foi árdua: além das aulas do ensino médio, pela manhã, incluindo os sábados, foram mais seis horas diárias de estudo. No entanto, na semana que antecedeu o exame, a ordem foi descansar. ;Reduzi o ritmo para estar inteiro no dia da prova;, observa. O planejamento também envolveu a escola, que suspendeu uma prova marcada para hoje com o objetivo de não prejudicar os alunos que farão o Enem. Para Julio Cesar, a maior preocupação é com a redação, que corresponde a 50% da nota. ;Fico com um pé atrás porque o tema pode ser muito abrangente;, prevê.

Além de possibilitar a conquista de vagas em várias instituições federais, o exame certifica a conclusão do ensino médio para os participantes maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica na idade esperada e bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Segurança
Um batalhão de 435.065 pessoas está diretamente envolvido na aplicação da prova, entre coordenadores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores de aplicação, fiscais de banheiro, porteiros, seguranças e serventes.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os testes estão armazenados em ;ambientes seguros;, e serão transportados diretamente aos locais de prova.

As preocupações a respeito da segurança da avaliação remetem aos problemas enfrentados em 2009. Estudantes e o próprio Ministério da Educação foram surpreendidos com a notícia de que a prova havia sido roubada nas dependências da Gráfica Plural, na região metropolitana de São Paulo, onde o material foi impresso, por um funcionário do consórcio que aplicaria o exame. A realização do exame precisou ser adiada em dois meses e prejudicou 4 milhões de candidatos.

Atenção especial
O texto deve ser dissertativo-argumentativo, de no máximo 30 linhas e no mínimo 8, sobre um tema de ordem política, social ou cultural. O professor Ênio Fontes diz que, mesmo optando por não fazer a redação primeiro, o candidato precisa, ao menos, ler a proposta. ;O aluno deve começar com matemática, se tem facilidade, mas não pode deixar pouco tempo para a redação e para as questões de linguagens.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação