postado em 22/10/2011 08:30
Começam hoje as inscrições na rede pública de ensino do Distrito Federal pelo sistema de Telematrícula, telefone 156. A modalidade de educação especial para o ano letivo de 2012 é a primeira a abrir o prazo de adesões. Elas serão realizadas até o dia 28 e antecedem as matrículas das demais por conta das peculiaridades que o atendimento requer. O procedimento para os outros estudantes ainda não inseridos na rede começa no dia 29. Em 2011, 500 mil alunos conseguiram vagas nas escolas públicas do DF. A previsão é de que o número se repita no próximo ano.Quando os pais ou responsáveis ligam para fazer a matrícula, devem ter em mãos o nome completo do aluno, o ano em que deve ser matriculado, a data de nascimento e o CEP de casa ou do trabalho ; já que a escola é escolhida de acordo com a proximidade do endereço informado. Os pais não têm direito a escolher a escola, apenas a regional de ensino. A diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Raphaella Rosinha Cantarino, explica que é importante lembrar que a ligação não é o único passo para garantir a vaga. ;Muitas vezes, os pais não vão efetivar a matrícula na escola, levando os documentos que comprovam o ano do aluno. Aí ele pode perder a vaga;, alerta Cantarino.
A renovação de matrículas começou no dia 17. Os estudantes que já estão em uma escola da rede devem preencher, até o dia 28, um formulário na instituição em que desejam estudar. Os alunos que pretendem efetivar matrícula para ingresso em colégio da área rural, bem como na educação profissional, não participarão do Telematrícula 156. Nesses casos, eles devem matricular-se diretamente na secretaria da escola pretendida.
Ampliação
O resultado sai de 22 a 30 de dezembro no site da secretaria, nas regionais de ensino e pelo 156. De acordo com Raphaella Cantarinho, não é possível saber quantas vagas serão ofertadas. ;Tem aluno que renova, outros saem da rede, há os que reprovam. Mas, para 2012, vamos ter dois novos centros de educação infantil, em São Sebastião e na Estrutural. É um número difícil;, afirma. A rede pública do DF tem 649 escolas, considerando todas as modalidades. Ainda segundo Cantarino, é desejo do Governo do DF que a oferta seja ampliada. ;Por lei, temos que atender toda a demanda para ensino fundamental. Mas é meta do governo que a demanda de educação infantil e ensino médio também seja atendida por completo até o fim da gestão.;
Depois da divulgação dos resultados, aqueles contemplados com uma vaga devem efetivar a matrícula na própria escola entre 2 e 13 de janeiro. Com esse processo concluído, abre-se nova chance para concorrer às vagas remanescentes pelo telefone 156, de 23 a 25 de janeiro. Os novos resultados saem nos dias 30 e 31 e a efetivação é feita de 1; a 3 de fevereiro.
As inscrições para ingresso na Educação de Jovens e Adultos, bem como nos Centros Interescolares de Línguas (CIL), deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do Telematrícula 156, entre a próxima quarta-feira e 2 de dezembro. Matrículas novas no CIL, para o ingresso no 1; semestre de 2012, serão ofertadas somente aos estudantes já inseridos em alguma escola pública. Aqueles que ingressarão na rede pública no próximo ano e desejam estudar no CIL devem se inscrever para o 2; semestre.
Cronograma
Educação especial
Inscrições: de 22 a 28 de outubro, pelo Telematrícula 156
Educação básica (pré-escola, ensino fundamental e ensino médio)
Inscrições: de 29 de outubro a 25 de novembro, pelo Telematrícula 156
Escolas em área rural e educação profissional
Inscrições: nas instituições educacionais pretendidas
Educação de Jovens e Adultos
Inscrições: de 26 de novembro a 2 de dezembro, pelo Telematrícula 156