Cidades

Começa o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio em todo o Brasil

A prova tem duração de quatro horas e meia

Roberta Machado
postado em 22/10/2011 13:23

Começou às 13h deste sábado (22), o primeiro dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No Distrito Federal, 74.624 pessoas farão o exame em 176 locais. O grande número de estudantes que tentam uma vaga para as universidades federais complicou um pouco o trânsito nas tesourinhas da Asa Sul no início desta tarde, mas nas vias próximas aos colégios das quadra 700 e 900, onde estão sendo aplicadas as provas, o trânsito fluiu normalmente.

Nos locais de prova acompanhados pelo Correio, poucos estudantes perderam a prova por atraso. No Gisno, na 907 Norte, três alunos não puderam fazer a prova, dois deles esqueceram a identidade e um chegou atrasado. No Centro Educacional Elefante Branco, os portões foram fechados às 13h02. Um candidato que chegou três minutos depois nem tentou entrar e saiu desolado do local e não quis dar entrevista.

[SAIBAMAIS]Quem se adiantou conseguiu procurar a sala com tranquilidade, pois os portões começaram a abrir a partir das 12h. Alunos de todas as partes do DF, muitos do entorno, fizeram questão de chegar cedo para não perder a prova. No Colégio Paulo Freire, na 610 Norte, dezenas de alunos que chegaram por volta das 11h30 esperaram no frio a abertura dos portões. Na porta das escolas, muitos vendedores ambulantes aproveitaram para vender canetas, água e lanches.

O estudante do primeiro semestre de arquitetura do Centro Universitário de Brasília (Ceub) Thiago Toledo, de 19 anos, se adiantou e chegou confiante ao local de prova. Ele pretende tirar uma boa nota no Enem para conseguir uma bolsa do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) para continuar os estudos. "Se eu tirar uma nota boa penso até em ingressar em uma universidade pública", afirmou.

Dois dias
Hoje, os candidatos responderão a 90 questões e terão testados os conhecimentos em história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia, das 13h às 17h30. Amanhã, é a vez dos testes de matemática, de linguagens e códigos e da redação, das 13h às 18h30. A prova tem duração de quatro horas e meia.

Cerca de 5,3 milhões de estudantes brasileiros encaram o Enem neste fim de semana. As provas serão aplicadas em 14.092 locais em todo o país. Além de possibilitar a conquista de vagas em várias instituições federais, o exame certifica a conclusão do ensino médio para os participantes maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica na idade esperada e bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Quem não recebeu o cartão de confirmação com o local de prova via Correios pode imprimi-lo acessando o portal do Inep na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação