Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mostra Morar Mais por Menos apresenta soluções acessíveis para casa

Ambientes elegantes e modernos, com design sofisticado a preços acessíveis. Peças e estilos que poderiam parecer inviáveis ao bolso de quem monta uma casa estarão na mostra de decoração, arquitetura e paisagismo Morar Mais por Menos, correalizada pelo Correio. Com início na próxima quarta-feira, a exposição se diferencia das outras por voltar o foco para a sustentabilidade e por ser pensada para ajudar aqueles que desejam montar um quarto, uma sala, um escritório, pagando pouco. Com o mote ;o chique que cabe no bolso;, a exposição sugere ainda o uso de materiais que seriam descartados para montar uma decoração diferente. O local escolhido para sediar o evento foi a Casa do Candango, na 603 Sul. O período de visitação vai até 4 de dezembro.

O evento já ocorreu em nove capitais e está na quinta edição em Brasília. William Brandão, artista de formação multidisciplinar e fundador da Agência Fato, realizadora do Morar Mais, garante que os cerca de 40 ambientes vão impressionar os apreciadores de arte e arquitetura. ;Muitos vão olhar os ambientes e pensar que aquilo é caríssimo. Mas, quando pesquisarem na tabela de valores de cada produto, vão ver que o resultado é muito menor do que imaginavam. Queremos que as pessoas levem esse conceito para casa. Quando receberem uma visita, que olhem e vejam o requinte, sem imaginar o valor que foi pago;, disse. Os preços dos itens e de todo o projeto estarão expostos em cada ambiente.

Outro conceito presente na mostra é a brasilidade, que consiste na valorização de produtos nacionais para compor os ambientes. A arquiteta e designer Tânia Franco, 51 anos, idealizou a entrada e bilheteria baseada no que a mostra propõe. Ela trabalhou o paisagismo, a iluminação e a decoração para levar ao público um ambiente com design inovador e peças de fabricação nacional, que possibilitam maior criatividade e menor custo. ;Usei o paisagismo para trazer o calor, o oxigênio. Além disso, fiz uma mostra com obras da artista brasiliense Verônica Neves. São bancos de gatos, dispostos como marionetes, todos com uma história para contar e itens típicos brasileiros agregados;, detalhou. A ideia é valorizar as obras de arte de Brasília.

Inovações
Para atender à ideia de sustentabilidade, Tânia preservou todo o teto da Casa do Candango, restaurou o chão com as caraterísticas originais e usou móveis com madeira de reflorestamento. A iluminação deu um charme diferenciado ao concreto e a decoração compôs o projeto, que também pode ser analisado pelos visitantes interessados em inovar em casa. Ideias não vão faltar. O ambiente de Tânia é somente um exemplo do tipo da inovação por meio da criatividade que pode ser encontrada no exposição. ;Os arquitetos e designers encontraram soluções inovadoras para possibilitar uma decoração elegante sem o desembolso de quantias estrondosas. O trabalho deles também deve ser valorizado;, destacou William Brandão.

O pilar da sustentabilidade não impediu o Morar Mais por Menos de levar ao público composições com tecnologia e inovação. ;As pessoas vão encontrar ambientes com detalhes da arquitetura da década de 1970 e peças retrô dos anos 1960, mas também peças inovadoras, lançamentos nacionais;, antecipou Brandão. Como a intenção é atrair um público em fase de ascensão econômica e profissional, em sua maioria, jovens, não vão faltar atrações culturais. Os visitantes poderão participar de saraus e apreciar música ao vivo e projeções de cinema.

Estilo original
O prédio da Casa do Candango, construído em 1961, foi restaurado especialmente para abrigar a mostra Morar Mais por Menos. Além do prédio reformado, parte da bilheteria arrecadada nos 40 dias de evento será doada à entidade, presidida pela embaixatriz Lúcia Flecha de Lima. Toda a fiação do edifício, desativado há 10 anos, foi trocada. A parte hidráulica foi recuperada e o local ganhou banheiros públicos novos e funcionais. As alterações foram feitas sem prejudicar as características originais do local.

Fique atento
Morar Mais por Menos
Onde: Casa do Candango, 603 Sul
Quando: 26 deste mês a 4 de dezembro
Horário: das 12h às 21h
Preço: R$ 15 para estudantes e maiores de 60 anos e R$ 30 para o público em geral