Cidades

Enfermeiros da rede pública do DF param por tempo indeterminado

postado em 24/10/2011 12:27
Os enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do Distrito Federal decidiram fazer uma paralisação nos serviços. De acordo com a categoria, o governo do Distrito Federal (GDF) prometeu uma gratificação por atendimentos de enfermagem junto ao salário em 2009, dividida em três parcelas, a serem pagas em 2009, 2010 e 2011. No entanto, alegam os enfermeiros, somente as duas primeiras foram pagas.

Manifestantes que se reuniram na última sexta-feira (21/10) em frente ao Palácio do Buriti disseram que o GDF reconheceu que a parcela referente a este ano não foi paga devido alguns equívocos, mas, mesmo assim, informou que ela não será depositada ainda em 2011.

Os enfermeiros marcaram para esta terça-feira (25/10) uma nova manifestação em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e para quarta-feira (26/10) outra em frente ao Hospital Regional da Asa Sul (Hras), das 7h às 9h. Neste horário, seguem para o Palácio do Buriti. Eles informaram que 30% do efetivo continua trabalhando, como determina a lei. "Os atendimentos de emergência seguem normalmente", informou a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Fátima Lemes.

Em nota enviada na sexta-feira, a Secretaria de Saúde do DF informou que "está averiguando as reivindicações da categoria. No entanto, é uma decisão de governo, que depende do GDF".

A Secretaria de Administração Pública disse que "a Secretaria de Saúde informou que enviou um ofício para a contratação de novos servidores. Com todas as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF], a gente não vai deixar de avaliar os pedidos, porque sabemos a necessidade da pasta, só que precisamos respeitar a LRF. Estamos aguardando a SES-DF se manifestar sobre o ofício e vamos aguardar uma avaliação deste documento", informou a assessoria de imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação