Cidades

Começam inscrições de alunos na rede pública de ensino pelo Telematrícula

postado em 24/10/2011 19:00
O pais ou responsáveis devem ficar atentos às datas para as inscrições na rede pública de ensino do Distrito Federal pelo sistema de Telematrícula, no telefone 156. A modalidade de educação especial para o ano letivo de 2012 foi a primeira a abrir o prazo de adesões, no sábado (22/10). A data limite para o registro é até esta sexta-feira (28/10) . O procedimento para os outros estudantes ainda não inseridos na rede começa no dia 29. Em 2011, 500 mil alunos conseguiram vagas nas escolas públicas do DF. A previsão é de que o número se repita no próximo ano.

Para ser atendido é necessário ter em mãos o nome completo do aluno, o ano em que deve ser matriculado, a data de nascimento e o CEP de casa ou do trabalho ; já que a escola é escolhida de acordo com a proximidade do endereço informado. Os pais não têm direito a escolher a escola, apenas a regional de ensino.

A renovação de matrículas começou no dia 17. Os estudantes que já estão em uma escola da rede devem preencher, até o dia 28, um formulário na instituição em que desejam estudar. Os alunos que pretendem efetivar matrícula para ingresso em colégio da área rural, bem como na educação profissional, não participarão do Telematrícula 156. Nesses casos, eles devem matricular-se diretamente na secretaria da escola pretendida. O resultado sai de 22 a 30 de dezembro no site da secretaria, nas regionais de ensino e pelo 156.

Depois da divulgação dos resultados, aqueles contemplados com uma vaga devem efetivar a matrícula na própria escola entre 2 e 13 de janeiro. Com esse processo concluído, abre-se nova chance para concorrer às vagas remanescentes pelo telefone 156, de 23 a 25 de janeiro. Os novos resultados saem nos dias 30 e 31 e a efetivação é feita de 1; a 3 de fevereiro.

As inscrições para ingresso na Educação de Jovens e Adultos, bem como nos Centros Interescolares de Línguas (CIL), deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do Telematrícula 156, entre a próxima quarta-feira e 2 de dezembro. Matrículas novas no CIL, para o ingresso no 1; semestre de 2012, serão ofertadas somente aos estudantes já inseridos em alguma escola pública. Aqueles que ingressarão na rede pública no próximo ano e desejam estudar no CIL devem se inscrever para o 2; semestre.

Cronograma

Educação especial
Inscrições: de 22 a 28 de outubro, pelo Telematrícula 156

Educação básica (pré-escola, ensino fundamental e ensino médio)
Inscrições: de 29 de outubro a 25 de novembro, pelo Telematrícula 156

Escolas em área rural e educação profissional
Inscrições: nas instituições educacionais pretendidas

Educação de Jovens e Adultos
Inscrições: de 26 de novembro a 2 de dezembro, pelo Telematrícula 156

Com informações de Ana Pompeu

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação