Cidades

Teto de Ministério da Integração Nacional está sob risco de desabar

postado em 25/10/2011 07:25
Vigas de ferro são usadas na tentativa de evitar que o teto desabe sobre quem trabalha no local
O teto do 9; andar do Ministério da Integração Nacional (MI) está ameaçado de cair. Há diversas rachaduras e vigas de ferro improvisadas espalhadas pelos corredores e salas. No 6; andar do mesmo edifício ; localizado no Bloco E da Esplanada dos Ministérios ; funciona a Secretaria Nacional da Defesa Civil, responsável, entre outras funções, pela interdição de estruturas condenadas. Embora o órgão tenha atuado no isolamento de alguns pontos da área, funcionários da Secretaria da Infraestrutura Hídrica e da Secretaria Nacional de Irrigação continuam trabalhando no local.

Uma sala foi interditada após laudo da Secretaria Nacional de Defesa Civil
O Correio esteve no prédio na tarde de ontem, quando flagrou vigas próximas ao ambiente de trabalho de alguns empregados. Uma servidora que preferiu não se identificar disse que, há mais de uma semana, uma rachadura se formou em cima da mesa onde realiza suas atividades. ;Aqui está terrível. Estamos todos com medo. Como não posso deixar de trabalhar, simplesmente afastei a minha mesa da trinca. Vai que começa a cair parte do teto na minha cabeça;, questiona. Outro funcionário que passava pelo corredor no momento em que a reportagem visitava o espaço e também preferiu ter a identidade preservada informou que as rachaduras são visíveis no local desde que ele começou a trabalhar no 9; andar, há um ano. ;Isso não é de hoje, muito pelo contrário. Mas foi recentemente que eles colocaram esses calços;, revelou.

Segundo a assessoria de imprensa do MI, os funcionários não correm risco naquele ambiente. E, em breve, todos os empregados do órgão serão transferidos de prédio, por conta de uma reforma. Entretanto, o órgão enfrenta problemas para alugar outro edifício. Ainda segundo a assessoria, a mudança não irá acontecer em função do episódio. Faz parte do cronograma da pasta, planejado desde o início da gestão do ministro Fernando Bezerra de Souza Coelho. No edifício onde funciona o Ministério da Integração, também está instalado o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Segundo informações de funcionários, reparos foram feitos até o 5; andar do prédio.

;Estamos assustados. Não tem como não estar. Do lado da cadeira onde sento, há uma dessas barras de ferro. Vira e mexe, tenho que desviar dela. Deve ter uns oito dias que colocaram isso aqui;, afirmou uma funcionária que pediu para ter o nome preservado. A Secretaria da Defesa Civil do Distrito Federal foi procurada pela reportagem, mas informou não ter feito inspeção no local e desconhecer o problema no Ministério da Integração Nacional.

Providências
Em nota oficial, a assessoria de imprensa da pasta informou ainda que as ;fissuras; no 9; andar foram diagnosticadas há três meses e todas as providências foram tomadas. ;Em 4 de julho de 2011, foi solicitado à Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) uma vistoria no local, quando foi sugerido o escoramento das salas afetadas e orientada a contratação de empresa especializada em patologia de estrutura para análise mais completa do espaço;, destaca um trecho do documento. ;Após o isolamento, os funcionários que trabalhavam no local foram direcionados ao prédio da Apex, onde também funcionam duas secretarias (Desenvolvimento Regional e Fundos e Incentivos Fiscais) e outras unidades do ministério.;

A empresa responsável pela avaliação da estrutura já foi contratada, como informado na nota. E, no início deste mês, emitiu um laudo técnico sobre a situação da área. No parecer, ficou determinada a remoção de toda a laje de concreto daquele andar, no intuito de aliviar a estrutura da laje da cobertura. O Ministério da Integração anunciou que a obra sugerida será feita. A laje de concreto será substituída por uma de gesso. Ainda segundo informações do órgão, foi aberto processo de reforma de todos os andares do MI e a estimativa de início dos trabalhos é 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação