Jornal Correio Braziliense

Cidades

Trabalhadores iniciam greve nas obras do Estádio Nacional de Brasília

Cerca de 2,5 mil operários do Estádio Nacional de Brasília entraram em greve hoje, por volta das 7h30. A cúpula do Consórcio Brasília, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Via Engenharia, se reuniu com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticmb), Raimundo Salvador da Costa Braz, para chegar a um acordo.

Os funcionários pedem melhores condições de trabalho, incluindo aumento no salário, nas horas extras, gratificação, respeito ao intervalo para almoço e recesso no fim do ano. A remuneração atual vai de R$ 650 a R$ 1 mil.

Esta é a primeira vez que os operários de Brasília cruzam os braços. Além de Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Salvador também já enfrentaram paralisações nas obras de seus estádios.

A capital federal foi oficializada na semana passada como sede da abertura e de uma das semifinais da Copa das Confederações 2013. Além disso, Brasília também receberá sete partidas da Copa do Mundo 2014, incluindo um jogo da Seleção Brasileira e a disputa do terceiro lugar do Mundial.