postado em 27/10/2011 12:02
Ele foi um dos apóstolos de Jesus Cristo, acabou confundido com um traidor durante séculos e hoje é o intercessor das causas impossíveis. Grande parte dos católicos deposita em São Judas Tadeu a fé em que tudo vai se resolver. Problemas de saúde, conflitos familiares e dívidas financeiras fazem parte da lista de pedidos confiada ao santo. E amanhã é o dia de agradecê-lo pelas situações de desespero que foram solucionadas. No Distrito Federal, pelo menos duas igrejas levam o nome do milagroso, uma na Asa Sul e outra em Taguatinga.
O Dia de São Judas Tadeu é comemorado na sexta-feira, mas os eventos dedicados a ele começam antes. Na 908 Sul, a paróquia que leva o nome do santo organizou novenas e uma quermesse. A festa ocorre ainda hoje e amanhã durante todo o dia e tem, entre suas atrações, café da manhã colonial, almoço e barraquinhas de petiscos. No domingo será realizado um churrasco. Na EQNL 9/11, em Taguatinga, a Paróquia São Judas Tadeu celebrará missa solene, às 9h e às 20h.
Muitos brasilienses sentiram o gosto de ver a vida mudar e creditam ao apóstolo de Jesus Cristo a reviravolta tão esperada. A servidora pública Celuta Maria de Andrade, 59 anos, virou devota do santo após atravessar um mau período em São Paulo. Em meados da década de 1980, ela foi transferida para a cidade. Em uma terra que considerou estranha, passou dois anos com saudades da família e enfrentou dificuldades financeiras. ;Me apeguei a São Judas e pedi para voltar;, conta. Pouco tempo depois das orações, ela conseguiu novamente uma vaga em Brasília. ;Foi a melhor coisa que aconteceu.;
Como forma de agradecimento, Celuta trabalha, desde então, na festa de São Judas da igreja da 908 Sul. Sua prima, a aposentada Vera Gallo, 59 anos, também se apegou ao milagroso e, todos os anos, vem de Florianópolis, onde mora, para participar da organização da festa da paróquia. A devoção começou quando ela conseguiu concluir a complicada venda de um apartamento no Rio de Janeiro e se mudou, de vez, para a capital catarinense. O processo durou cerca de cinco anos, tempo em que Vera diz ter tido muita dor de cabeça com um inquilino que não pagava o aluguel nem desocupava o imóvel. ;Espalhei santinhos pela casa toda até que as coisas se resolveram;, conta.
Réplica
A história de São Judas Tadeu em Brasília começou na época da inauguração da cidade. Em 1960, a réplica do santo que ficava na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi trazida pelo monsenhor Castelo Branco para a nova capital federal. O religioso morreu repentinamente no aeroporto. Mas a imagem está na Paróquia São Judas Tadeu da Asa Sul desde 1963.
A igreja que leva o nome do santo das causas impossíveis funcionava em um barracão de madeira na 908 Sul. Depois de várias mudanças, foi inaugurada, em 2000, a construção de alvenaria em que as missas são celebradas atualmente. A reforma deu trabalho. ;Era quase visível a intervenção de São Judas. Fiz contratos com firmas sem ter o dinheiro. Ele ajudava a pagar as contas;, afirma o pároco Czeslaw Rostkowski.
Os milagres creditados ao santo são muitos. Os privilegiados, no entanto, ressaltam a importância de manter a fé mesmo depois de os pedidos serem atendidos. ;Consegui uma graça e venho todos os anos para agradecer. São Judas é o meu intercessor em todas as causas. Mas o mais importante é o agradecimento e rezar para os inimigos;, observa o professor José do Espírito Santo Castro e Silva, 55 anos.