Cidades

Cemitérios devem receber 800 mil visitantes até o feriado de Finados

postado em 28/10/2011 17:08

Os cemitérios de Brasília administrados pela empresa Campo da Esperança terão programação diferenciada e aumento no quadro de serviços para suprir a demanda dos visitantes entre 29 de outubro e o feriado de 2 de novembro, em que é comemorado o Dia de Finados. A expectativa é de que os seis cemitérios, localizados na Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia, recebam cerca de 800 mil pessoas durante os cinco dias.

As seis unidades operam com 110 funcionários e 50 profissionais de segurança. Todo o quadro deve trabalhar em regime integral. Outros 26 funcionários e 38 seguranças serão contratados durante o período de maior público. O horário de funcionamento - regularmente entre 8h e 18h - também será alterado. Os portões serão abertos às 7h e fechados às 18h. Somente no feriado do dia 2 será premitido o acesso até as 19h.

Velórios e sepultamentos serão feitos normalmente. Quinze terminais serão instalados para que os visitantes possam obter informações em relação a sepultamentos e endereços de túmulos. O atendimento será das 7h30 às 18 horas. Missas campais também serão realizadas entre as 7h e as 17h30 todos os dias.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será das administrações regionais, do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Polícia Militar.

Acesso diferenciado
O acesso ao local também vai sofrer mudanças. Em razão do aumento do número de visitantes, não será permitida a entrada de veículos, com exceção de pessoas com deficiência e idosos mediante apresentação de selo emitido pelo Detran-DF. A empresa irá oferecer ao público transporte coletivo para a circulação no local. Ao todo, onze vans serão disponibilizadas: cinco na Asa Sul, três em Taguatinga, duas no Gama e uma em Sobradinho.

Serão abertos acessos secundários aos cemitérios, além das entradas principais. Na Asa Sul, estarão liberadas a entrada pelo Setor Policial e outras duas pelo Parque da Cidade. Em Taguatinga, os visitantes poderão entrar pelo Setor de Oficinas e pelas duas entradas no Setor M Norte. No Gama, haverá dois acessos, pelo Setor de Chácaras. Todo o tráfego será controlado pela Polícia Militar e pelo Detran-DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação