Cidades

Brasilienses antecipam homenagens do Dia de Finados para fugir do tumulto

postado em 31/10/2011 07:42
Muitos brasilienses visitaram os cemitérios da cidade neste fim de semana. Além de antecipar as homenagens àqueles que já se foram, aproveitaram para fugir do tumulto da próxima quarta-feira. Até o Dia de Finados, são esperados cerca de 800 mil visitantes nos cemitérios do DF, sendo 60% deles no dia do feriado. O acesso de carro aos locais será organizado pela Polícia Militar e pelo Detran, mas o esquema de trânsito só será divulgado hoje. No ano passado, as seis unidades do Campo da Esperança receberam um público de 500 mil pessoas.

Além das tradicionais velas e flores, quem for homenagear seus entes queridos deve levar guarda-chuva a tiracolo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tanto amanhã quanto no Dia de Finados há previsão de chuva e trovoadas. O céu estará de encoberto a nublado e a umidade ficará entre 70% e 95%.

O casal Marilene de Souza Alves, 53 anos, e José Reinaldo Alves, 55, pretendem passar a manhã e a tarde toda do feriado ao lado da sepultura do filho, Igor Fernando Alves, que morreu de leucemia há cinco anos. Ontem, eles arrumavam o túmulo, com flores e faixas com mensagens de carinho. ;Toda semana eu venho para conservar o espaço. Se deixar por conta do pessoal do cemitério, fica tudo sujo, cheio de mato. E isso porque pago uma pessoa para cuidar do jazigo. Mensalmente, gasto R$ 30;, afirma Marilene. ;Mas nem isso é o bastante. Já levaram foto do meu filho e a caixinha de colocar vela.;

Quem também antecipou o Dia de Finados foi o casal de aposentados Maria Geralda de Jesus, 76 anos, e José Mendonça. Eles perderam a filha Zaine Regina David há 18 anos. Desde então, fazem questão de zelar pela sepultura. ;Ainda sinto muita falta dela, então sempre que posso venho aqui. Pagava uma pessoa para tomar conta, mas percebi que ela não estava fazendo nada, então decidi fazer eu mesma;, diz ela. José Mendonça, que tem familiares enterrados em Taguatinga, pretende fazer o mesmo ritual hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação