postado em 02/11/2011 07:55
A ponte aérea Brasília-Estados Unidos ficará ainda mais estreita. Duas companhias anunciaram voos diários partindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek a partir do mês que vem. Em 14 de dezembro, a Delta Airlines passará a voar todos os dias da semana para Atlanta. A American Airlines começará a oferecer opções para Miami diariamente, a partir de 15 dezembro. Com isso, o número de embarques semanais da capital federal rumo ao exterior chega a 39. Este ano, uma média de 13,1 mil pessoas viajaram por mês em trechos internacionais.A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as novas operações e as vendas já começaram. Os aviões da Delta deixarão o terminal de Brasília às 23h38, chegando a Atlanta às 5h33 do dia seguinte. A companhia iniciou as atividades na capital federal em dezembro de 2009, com três trechos semanais. Em julho deste ano, inaugurou a sexta frequência e agora concretiza o voo diário. A American Airlines começou com quatro trechos por semana, em novembro do ano passado. O voo diário sairá às 11h02, segundo a Anac, com chegada a Miami às 18h40.
Brasília está nos planos de expansão das principais empresas de aviação do mundo. Para fugir de prejuízos nos Estados Unidos e na Europa, as companhias resolveram apostar no surgimento da nova classe média brasileira. A capital federal se destaca pela posição geográfica central. Rotas internacionais atraem brasilienses ; donos da maior renda per capita do país ;, mas também moradores de toda a região Centro-Oeste e de Minas Gerais, por exemplo.
Os voos têm atendido a demanda de turistas e de viajantes a trabalho, como diplomatas, servidores públicos e empresários. A consolidação das rotas a partir de Brasília costuma levar menos tempo do que em outras cidades. A brasileira TAM ainda não confirma, mas agentes de viagem dizem que a empresa também se prepara para operar voos diários para Miami em 2012 (hoje, são quatro por semana). Na Anac, porém, ainda não há solicitação nesse sentido.
Atualmente, oito companhias oferecem seis opções de destinos internacionais, sem escalas, partindo de Brasília. A primeira surgiu em julho de 2007, com a rota da TAP Brasília-Lisboa. Em dezembro de 2009, a Delta iniciou voos para Atlanta. No ano seguinte, chegaram Lan e Taca (Lima) e American Airlines (Miami) ; além da TAM também ter começado a fazer rota para a Flórida. Este ano, se instalaram na capital federal a Pluna, para Montevidéu, e a Copa Airlines, para a Cidade do Panamá.