Cidades

Implosão de hotéis interdita sete vias no centro da cidade

Helena Mader
postado em 02/11/2011 08:00
Os brasilienses que vão circular pela área central da cidade na manhã de hoje terão que mudar o itinerário. A partir das 7h, pelo menos sete vias serão parcialmente interditadas por conta da implosão de dois prédios do Setor Hoteleiro Sul. Os explosivos só serão detonados às 10h, mas a operação começou ontem à noite e vai se estender até o fim da manhã desta quarta-feira. Hóspedes e funcionários de hotéis vizinhos e de shoppings da região terão que deixar o local a partir das 8h, quando tocará a primeira sirene.

O Hotel das Nações, inaugurado em 1965, e o Alvorada Hotel, que funciona desde 1975, têm 12 andares e serão demolidos para dar lugar a outras construções mais modernas. As implosões serão simultâneas e custarão R$ 650 mil cada. Os valores serão pagos pela construtora JC Gontijo, proprietária dos imóveis. A mudança vai aumentar o número de leitos de hotéis na cidade e a expectativa é que os novos empreendimentos fiquem prontos antes da Copa do Mundo de 2014.

O major Alexandre Ataídes, da Defesa Civil, explica que os órgãos envolvidos na operação delimitaram um perímetro de segurança de 2,1 mil metros, que abrange parte do Setor Comercial Sul e do Setor Hoteleiro Sul. ;A operação começou na noite de terça-feira, para evitar transtornos como a necessidade de guinchar carros, o que poderia atrasar o início dos trabalhos;, explica o major. As implosões serão executadas no feriado, para minimizar os transtornos causados aos brasilienses.

Segundo o major, os responsáveis pela operação vão tocar sirenes para alertar as pessoas sobre a necessidade de deixar a área. ;A primeira vai soar às 8h, quando começará o trabalho de evacuação de todos os prédios da região. Depois, outros alarmes tocarão às 9h, às 9h30 e às 9h55, poucos minutos antes da autorização para detonação. Além disso, antes da implosão, todas as viaturas que estiverem no local vão ligar suas sirenes;, afirma o major Alexandre Ataídes.

Programa especial
Todos os estacionamentos que estiverem dentro do perímetro delimitado pela Defesa Civil terão que ser esvaziados e isolados. A área será monitorada por agentes da Polícia Civil, bombeiros, policiais militares e funcionários da Administração Regional de Brasília. O Departamento de Trânsito vai interditar parcialmente vias como a W3 Sul, a W3 Norte, o Eixo Monumental, W4 Sul e a via S3. A S1 e a S2 serão totalmente fechadas até o fim dos trabalhos.

Alguns hotéis prepararam uma programação especial para entreter os hóspedes durante o período de interdição. O Bristol, por exemplo, alugou um ônibus e oferecerá um passeio pela cidade para os 60 hóspedes com reserva para o feriado. O Shopping Pátio Brasil, que fica ao lado do local da explosão, ficará fechado durante a manhã. A Praça de Alimentação abrirá às 12h e as lojas, das 14h às 20h. A empresa responsável pela implosão vai arcar com os custos para proteger as janelas de prédios próximos, como o da Amil, que é inteiramente revestido de vidro. A implosão será realizada pela Empresa Minas D; Aliança Mineração Indústria e Construção e vai consumir meia tonelada de explosivos.

O superintendente de Engenharia da JC Gontijo, Gustavo Fantato, conta que os entulhos devem ser retirados em um prazo máximo de 30 dias. Depois disso, vai faltar apenas a aprovação dos projetos para que a empresa comece a construir os dois novos prédios. A construção deve durar 22 meses. O material será levado para o lixão da Estrutural, onde cooperativas farão a reciclagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação