Cidades

Implosões do Hotel das Nações e Alvorada Hotel duraram 10 segundos

Flávia Maia
postado em 02/11/2011 10:44
A implosão dos dois prédios durou 10 segundos, 5 segundos cada um

O Hotel das Nações e o Alvorada Hotel foram ao chão em 10 segundos, nesta quarta-feira (2/11). Diferente do previsto, os prédios não foram implodidos ao mesmo tempo, o primeiro a cair foi o Hotel das Nações e em apenas 10 segundos os dois viraram pó. No lugar dos prédios antigos, ficou uma poeira branca que se mistutou à neblina que cobriu o céu de Brasília nesta manhã. A implosão aconteceu com um atraso de 20 minutos e foi ouvida em toda a região central do Plano Piloto. Os prédios que ficam ao lado aparentemente não foram atingidos, nem sofreram danos com o impacto da explosão. De acordo com o superintendente de engenharia da JC Gontijo, Gustavo Fantato, os danos à vizinhança foram mínimo como era previsto. "A operação foi um sucesso", afirmou.

Foram utilizados 500 quilos de explosivos e o custo total da operação foi de 1,3 milhão. Mais de 300 homens da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros que isolaram a área e fizeram a segurança no local. Mais de 400 curiosos acompanharam a ação de perto, a um raio de 300 metros dos dois prédios no Setor Hoteleiro Sul, e vários outros assistiram das sacadas dos hotéis.

Logo após a implosão, os técnicos realizaram uma avaliação da condição das estruturas e verificaram se todos os explosivos foram detonados. Logo depois serão iniciadas a limpeza e a remoção de entulhos do local e a liberação do perímetro. De acordo com o superintendente de Engenharia da JC Gontijo, Gustavo Fantato, os entulhos devem ser retirados em um prazo máximo de 30 dias. Depois disso, vai faltar apenas a aprovação dos projetos para que a empresa comece a construir os dois novos prédios. A construção deve durar 22 meses. O material será levado para o lixão da Estrutural, onde cooperativas farão a reciclagem.

Trânsito parcialmente liberado
Somente parte do perímetro de segurança de 2,1 mil metros, que abrange parte do Setor Comercial Sul e do Setor Hoteleiro Sul, foi liberado após as implosões. A via que dá acesso à W3 Sul e W3 Norte continuava fechada até as 13h40 por causa da poeira e pedras que voaram dos prédios. Duas pistas do Eixo Monumental sentido Esplanda também estão interditadas. O Shopping Pátio Brasil, que fica ao lado do local da explosão, ficará fechado durante a manhã. A Praça de Alimentação abrirá às 12h e as lojas, das 14h às 20h.

Confira vídeos da implosão




Preparação para a Copa
O Hotel das Nações, inaugurado em 1965, e o Alvorada Hotel, que funciona desde 1975, têm 12 andares e serão demolidos para dar lugar a outras construções mais modernas. As implosões serão simultâneas e custarão R$ 650 mil cada. Os valores serão pagos pela construtora JC Gontijo, proprietária dos imóveis. A mudança vai aumentar o número de leitos de hotéis na cidade e a expectativa é que os novos empreendimentos fiquem prontos antes da Copa do Mundo de 2014.

* Colaborou Thaís Paranhos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação