Cidades

Comitê da Universíade vem à cidade para realizar vistoria técnica

postado em 02/11/2011 18:16
Três representantes da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) desembarcam em Brasília nesta quinta-feira (03/11) para uma vistoria técnica. A visita de quatro dias é a última etapa do processo de candidatura da Capital Federal para a Universíade de Verão, em 2017. Um polonês, um japonês e um belga conhecerão todos os pontos mencionados no dossiê de candidatura apresentado à Federação ; instalações esportivas da cidade, setor hoteleiro, aeroporto e restaurantes, além da Universidade de Brasília. Se a cidade ganhar a candidatura, irá receber o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás somente da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

;A Universíade é um evento enorme, que reúne cerca 10 mil esportistas. Para se ter ideia da importância, nas últimas edições, participaram vários atletas que eram ou se tornariam campeões olímpicos;, destaca o governador Agnelo Queiroz. ;Estamos confiantes que Brasília será escolhida como cidade-sede. Nossa capital tem toda a estrutura necessária para receber esses jogos, assim como os demais eventos esportivos que passarão pela cidade, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, a Copa América e as partidas de futebol das Olimpíadas de 2016;, completa.

No último dia 30 de setembro, o comitê de candidatura, representado pelo secretário de Esporte, Célio René, entregou em Bruxelas, sede da FISU, os documentos que apresentavam Brasília e afirmavam que a cidade é apta a receber megaeventos esportivos. A visita dos membros da FISU vai confirmar as informações do dossiê e será o marco final para a decisão definitiva, que sai no próximo dia 29 de novembro.

A Capital Federal é forte candidata para sediar os jogos universitários mundiais e concorre com a cidade de Taipei, em Taiwan, que foi já inspecionada pela FISU nos dias 17 a 20 de outubro. A Turquia também concorria, mas desistiu na última hora. A cidade-sede da Universíade é escolhida com seis anos de antecedência e a comissão que vota é formada por 28 membros de diferentes nacionalidades, sendo 23 membros do Comitê Executivo da FISU e cinco presidentes de cada associação esportiva continental.

A visita
De 03 a 06 deste mês, o Comitê de Vistoria da FISU conhecerá os principais pontos que Brasília oferecerá ao evento. Além de sobrevoo de helicóptero, a FISU fará visitas ao Centro de Convenções, Parque da Cidade e Lago Paranoá. O Pontão do Lago é candidato à realização de provas de triatlo e maratona aquática. A Esplanada dos Ministérios é um ponto para vôlei de areia e futebol de areia. Piscinas da Secretaria de Esporte, ginásio Nilson Nelson e Estádio Nacional também estão na programação.

O comitê participa ainda de painéis com apresentações, perguntas e respostas sobre a cidade, explicações sobre temas como acomodações, alimentação e organização de eventos esportivos. Além disso, eles pretendem conhecer a rede hoteleira da cidade, restaurantes e clubes.

Legado
;Além de aproveitar todas as instalações que Brasília construirá para os megaeventos esportivos (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América e Olimpíadas), a Universíade vai despertar também a discussão para o esporte escolar no Brasil, que há muito anda esquecido. E esse é um dos nossos principais objetivos: trazer à tona nosso desporto estudantil;, afirma o secretário de Esporte, Célio René.

O Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) também sairá ganhando com a Universíade. O projeto de revitalização já está pronto e a universidade acredita que os Jogos impulsionarão as obras. ;Essa revitalização não beneficiará só os alunos da UnB, e sim toda a comunidade do Distrito Federal. Por sermos um espaço público, toda a população poderá usufruir das novas instalações com o direito da gratuidade e esse será o maior legado da Universíade;, diz o chefe do Centro Olímpico, André Reis.

Segundo a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a Universíade é o segundo maior evento multiesportivo do mundo e em qualidade técnica e nível dos atletas é bem maior que eventos como os Jogos Pan-americanos. Na última edição, realizada em agosto deste ano, em Shenzhen, na China, participaram 11 mil atletas de 158 países. Só a abertura dos Jogos atraiu um público de 75 mil pessoas (no Pan chegou a 48 mil). O evento foi transmitido ao vivo para 100 países e teve a cobertura de 18 mil jornalistas. Ao todo, mais de 150 mil pessoas passaram por Shenzhen durante a Universíade de Verão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação