Cidades

Servidora da Câmara, de 51 anos, morre em grave acidente no Km 8 da DF-001

postado em 03/11/2011 07:16

Dalton e Diego, filhos de Adiléia, estavam em estado de choque


Um grave acidente matou uma mulher na tarde de ontem, no Km 8 da DF-001, próximo à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Adiléia Gonçalves Gomes da Silva, 51 anos, perdeu o controle do Vectra e bateu em uma placa de sinalização da pista que liga Sobradinho ao Paranoá. Ela foi arremessada para fora veículo, que ficou capotado, e não resistiu aos ferimentos. Policiais acreditam na possibilidade de a vítima ter tido algum problema de saúde ou o carro ter apresentado falha mecânica. Os dois filhos de Adiléia esperavam por ela para visitar o túmulo do pai, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Em estado de choque, Dalton da Silva Gomes, 16 anos, e Diego da Silva Gomes, 23, informaram que a mãe não tinha costume de passar pela DF-001. Possivelmente, ela estaria voltando para casa, na Asa Norte. Os meninos, no entanto, não sabem onde a mãe estava antes do acidente. ;Eu estava dormindo quando ela saiu. Ficamos sabendo do que aconteceu por um amigo, que pediu para virmos rápido porque ela estava mal;, contou Diego. No local do acidente, os garotos permaneceram com um cofre de metal decorado com flores coloridas. ;Não tínhamos dinheiro para vir, então pegamos esse cofre para pagar o táxi, mas o homem nem cobrou;, disse o filho mais novo.

De acordo com os filhos, Adiléia trabalhava na Câmara dos Deputados. O pai dos jovens morreu há sete anos e, na tarde de ontem, eles iriam ao túmulo com a mãe. ;Ela perguntou se a gente queria ir, e faríamos isso quando ela chegasse em casa;, lembrou o primogênito. Segundo o sargento Golberto, da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), a mulher saiu da pista e invadiu o gramado cerca de 100 metros antes de o Vectra capotar. ;Ela deve ter tentado voltar para a via, quando atingiu a placa de sinalização e o carro capotou;. ;Como ela foi arremessada para fora do carro, possivelmente, estava sem o cinto de segurança;, acredita o sargento. As causas do acidente somente serão esclarecidas com o resultado da perícia, que deve sair em até 30 dias.

Alguns motoristas passavam pelo local e presenciaram o acidente. O estudante Michel da Silva Rodrigues, 28 anos, seguia no sentido oposto e viu a vítima ser arremessada do veículo. ;Parei na margem da pista e chamei os bombeiros. Quando eles chegaram, ela ainda estava respirando, mas não resistiu. Eles ainda tentaram reanimá-la;, contou.

Perigosa
De janeiro a julho deste ano, 25 pessoas perderam a vida na DF-001, segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O número é o mais alto de todas as rodovias distritais do DF. Uma explicação da polícia para o elevado número de óbitos é que a estrada é uma das maiores, e circunda todo o DF. A falta de iluminação e a pista simples, onde foi registrado o acidente da tarde de ontem, aumentam a preocupação de quem passa pelo local.

De acordo com uma telefonista de 24 anos, que mora no Paranoá, o trecho é perigoso e mal iluminado. A jovem, que preferiu não se identificar, passa sempre pelo local. ;É uma via sem iluminação e extremamente perigosa. Quando está chovendo e com neblina, não conseguimos ver o carro que vem no sentido oposto.;


Parei na margem da pista e chamei os bombeiros. Quando eles chegaram, ela ainda estava respirando, mas não resistiu. Eles ainda tentaram reanimá-la;

Michel da Silva Rodrigues, 28 anos, estudante

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação