Cidades

Índios se juntam aos manifestantes no Noroeste e clima de tensão aumenta

Roberta Machado
postado em 03/11/2011 12:39
O clima é de tensão no Setor Noroeste. No fim da manhã desta quinta-feira (3/11) um grupo de 30 indígenas se juntou aos estudantes para protestar contra as obras na área. Os índios chegaram portando arco e flecha, pedaços de pau e lanças. No começo da tarde os manifestantes derrubaram as cercas de isolamento que foram levantadas hoje.

Em meio à confusão, eles tiraram as chaves da ignição das máquinas, para impedir que os operários prosseguissem com o trabalho. Índios e manifestantes tentaram negociar com a Polícia Militar, que desde bem cedo está no Noroeste para manter a segurança dos trabalhadores das construtoras, mas não chegaram a um acordo.

Os índios pedem a interferência de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público no caso para tentar resolver a situação. Na confusão, a estrada de terra que dá acesso à área foi interditada.

Por volta das 13h, eles começaram uma marcha pacífica em volta do terreno, ao som de "O santuário não se move". Apesar do clima tenso, não há enfrentamento. A Polícia Militar apenas assiste o movimento, que até o momento conseguiu atingir um dos objetivos, de impedir o início das obras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação