postado em 03/11/2011 15:50
As escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal irão ganhar uma nova maneira de registrar a frequência de alunos. O projeto da Secretaria de Educação visa modernizar o sistema de conectividade via internet em 100% das unidades, parte dessa proposta engloba o controle feito com a digital dos estudantes para efeito de monitoração. O mapeamento irá permitir uma gestão estratégica do desempenho das escolas. A implantação está prevista para ser concluída até o final de 2013.De acordo com o assessor especial da Secretaria de Educação, Luiz Roberto Roselli, a ideia é implementar um sistema de gestão escolar integrado. "Com a frequência de entrada e saída de alunos já poderá ser evitada a chamada em sala de aula. Também poderemos contabilizar o número de faltas e fazer um controle de transporte escolar", explicou.
Os professores da unidade do Guará idealizaram o projeto de controle da frequência de alunos em junho de 2011. O projeto piloto permitia uma comunicação direta com os pais por sms. "Estamos desenvolvendo uma política de Estado visando incluir todo o DF, até as 120 escolas rurais que não têm acesso à internet. Isso será feito a partir da conectividade via satélite", disse. A conectividade deve começar no final do segundo semestre de 2012.
Para o assessor, a instalação de maneira totalitária e a partir de uma política estatal pretende fortalecer o estado para manter o projeto mesmo depois de mudanças de governantes. O assessor disse ainda que o resultado será um banco de dados único contendo todos os alunos cadastrados. "Com o processo de modernização proposto iremos ao encontro com a ideia bem sucedida dos professores. E incluiremos o serviço por página na internet", destacou.