Cidades

Policiais decidem manter a greve após demissão da cúpula da Polícia Civil

postado em 03/11/2011 17:35

Os policiais civis do Distrito Federal decidiram continuar a greve no mesmo dia em que o Diário Oficial do DF publicou a exoneração de 43 delegados-chefes e de sete diretores de departamento da Polícia Civil. O documento oficializou também a troca de comando da corporação, anunciada ontem, com a saída da delegada Mailine Alvarenga, substituída pelo delegado Onofre de Moraes.

Os policiais estiveram reunidos em assembleia na tarde desta quinta-feira (3/11) em frente ao Palácio do Buriti. A categoria volta a se reunir às 15h da próxima quinta-feira (10/11). Eles decretaram greve por tempo indeterminado no último dia 28 após duas paralisações de 72h.

Segundo Ciro de Freitas, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), o governo não apresentou novas propostas. "Se o governo tiver boa vontade, que demonstre", disse durante discurso. O novo diretor-geral da Polícia Civil, Onofre de Moraes, não esteve presente na assembleia, mas mandou uma carta, dizendo que sua missão é "trabalhar e lutar pelos interesses da categoria por melhores condições de trabalho e salário". Ele pede crédito de confiança e garante que os "pleitos serão atendidos".

[SAIBAMAIS]Reivindicação
A categoria reivindica um acordo firmado entre a Polícia Civil e o GDF, em abril deste ano, que inclui aumento do efetivo, plano de saúde e reposição da inflação. Além disso, exige a edição e a publicação do decreto de progressão, que prevê crescimento natural da folha de pagamento e deve atingir mais de 700 homens.

Demissões

Nesta manhã, juntamente com a saída da delegada Mailine Alvarenga, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (3/11) a exoneração de 43 delegados-chefes e de sete diretores de departamento da Polícia Civil. O documento traz também o nome do novo diretor da instituição, o delegado Onofre de Moraes, até ontem chefe titular da 3; Delegacia de Polícia, no Cruzeiro.

A substituição da ex-diretora Mailine Alvarenga foi anunciada na tarde de ontem, conforme noticiou na manhã desta quarta-feira (3/11), com exclusividade, o Blog da Ana Maria Campos, do site . A troca na diretoria é uma tentativa de estancar uma crise na corporação e dar fim, inclusive, à greve da categoria.

* Com informações de Kelly Almeida

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação