Cidades

Construtoras continuam obras no Noroeste na sexta, apesar de manifestações

postado em 03/11/2011 19:25
Os manifestantes que ocupam o Setor Noroeste em protesto contra o desmatamento na área afirmaram que vão continuar no local. Após um dia de tensão, com 13 estudantes detidos, o manifesto é pacífico e não há enfrentamento com os policiais militares. Os trabalhadores das construtoras foram embora por volta das 17h e as obras retornam amanhã.

Entenda o caso
Treze manifestantes foram detidos no início da manhã desta quinta-feira (3/11) por impedir o cumprimento da ordem judicial que permite o início das construções no Setor Noroeste. Os apoiadores do santuário prestaram depoimento na 2; Delegacia de Polícia e foram liberados.

No fim da manhã um grupo de 30 indígenas se juntou aos apoiadores do santuário para protestar contra mais um desmatamento na área e também contra o início das obras no local. Os índios chegaram com arco e flecha e pedaços de pau e lanças nas mãos. No começo da tarde os manifestantes derrubaram as cercas de isolamento que foram levantadas hoje.

Outro motivo de discórdia é a área que foi determinada pela Justiça como sendo uma reserva indígena. Do total de 50 hectares reivindicados, apenas quatro, à principio, ficariam para os índios.

Eles pedem a interferência de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público no caso para tentar resolver a situação. Na confusão, a estrada de terra que dá acesso à área foi interditada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação