Cidades

Ministro da Saúde anuncia implantação de cinco academias da saúde no DF

postado em 03/11/2011 20:00
O Distrito Federal receberá cinco polos do Programa Academia da Saúde. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (3), durante a 11; Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Em todo o Brasil, foram escolhidos 2 mil polos em 1.828 diferentes municípios.

Lançada no último mês de abril, a estratégia do Academia da Saúde é estimular a criação de espaços públicos adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória.

De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana.

;As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas;, ressaltou o ministro. Padilha observou que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação