Cidades

Defesa de Bauer tenta adiar júri marcado para às 9h desta quarta-feira

postado em 09/11/2011 06:39
Marcelo Bauer tem hoje 45 anos e mora na cidade alemã de Flensburg
A defesa de Marcelo Bauer, acusado de matar a estudante Thaís Muniz Mendonça em 1987, entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) de suspensão do julgamento do cliente pelo Tribunal do Júri de Brasília ; o início do julgamento está marcado para as 9h de hoje. No habeas corpus, encaminhado em 4 de novembro, os advogados alegam que ele não foi intimado pessoalmente, o que deveria acontecer no caso de a Justiça brasileira conhecer o endereço do acusado.

Depois do crime, o suspeito só voltou a ser localizado em 2001, na Dinamarca. Ele ficou preso por oito meses, para logo em seguida desaparecer novamente. Em 1990, obteve a cidadania alemã reconhecida por ser neto de um germânico. Os defensores de Bauer informaram que, desde março de 2002, ele reside na cidade alemã de Flensburg. Além disso, o endereço dele seria de conhecimento do presidente do Tribunal do Júri. Segundo os advogados, em dezembro de 2005, houve comunicado formal nesse sentido por parte da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

Outra irregularidade alegada pela defesa é o fato de que a advogada constituída pelo acusado na Dinamarca não foi intimada. A Justiça brasileira, então, nomeou para a defesa dele o Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário de Brasília (NPJ-UniCeub).

Em maio de 2009, dois meses antes do prazo para o acusado ser julgado, desembargadores da 2; Vara Criminal decidiram que ele deveria ir a júri popular, mesmo se não fosse notificado pessoalmente nem aparecesse na audiência. O Tribunal de Justiça do DF e Territórios informou, por meio da assessoria de imprensa, que o julgamento está confirmado para hoje. Consta na denúncia contra o réu que ele matou Thaís porque não aceitava o fim do relacionamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação