Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alta gastronomia invade os shoppings

Ao longo do último ano, seis dos principais centros de compras do Distrito Federal investiram quase R$ 50 milhões para reformar os espaços e atrair 15 novos restaurantes, sendo 11 deles inéditos em Brasília



As praças de alimentação dos shoppings de Brasília deixaram de vender apenas hambúrgueres e pratos rápidos. Seis dos principais centros comerciais da cidade investiram pesado no último ano para atrair um novo tipo de público. Somados os valores, foram quase R$ 50 milhões em reformas, ampliações ou construção de áreas voltadas para a alta gastronomia. Com o novo conceito, os estabelecimentos esperam alcançar um público mais elitizado e, claro, aumentar o fluxo nos corredores e nas lojas.

A estratégia dos shoppings permitiu a abertura de 15 restaurantes nesse período, todos pertencentes a redes nacionais ; a maioria de São Paulo ; e 11 deles inéditos em Brasília, segundo levantamento feito pelo Correio. A inauguração das casas criou cerca de 300 empregos. A cultura do fast-food não deve desaparecer das praças de alimentação, mas a tendência é que ela cada vez mais tenha de dividir espaço com opções sofisticadas de culinária.




O ParkShopping foi o que apostou mais alto na ideia de praça de luxo. A Multiplan, administradora do centro comercial, criou uma área de 3,6 mil metros quadrados para abrigar cinco renomados restaurantes, abertos ao público na última quinta-feira. ;Temos certeza de que o investimento será bem-sucedido;, afirma o superintendente do centro de compras, Marcelo Martins.

As obras de duas torres para escritórios no terreno do shopping, cada uma com seis andares, e o surgimento de um setor residencial nas redondezas chamaram a atenção do restaurante carioca Antiquarius Grill (comida portuguesa) e dos paulistas Barbacoa (carnes), La Tambouille (cozinha franco-italiana) e The Fifties (hamburgueria), além do bistrô francês Le Vin. A Multiplan não descarta a possibilidade de nova expansão nos próximos anos.

O Brasília Shopping fez uma troca ousada: abriu mão de quatro salas de cinema para dar lugar a quatro restaurantes. A mudança, que completa um ano em dezembro, custou R$ 3,5 milhões. ;Foi uma decisão acertada. O movimento em todo o shopping aumentou;, conta o superintendente Geraldo Mello. Somente a filial do grupo cearense Coco Bambu tem capacidade para 500 clientes e fila de espera é algo corriqueiro, principalmente na hora do almoço.

No lugar onde antes funcionava a entrada do cinema, a franquia Zack;s inaugurou a primeira unidade fora do Rio de Janeiro, com 130 metros quadrados e 36 funcionários. O sócio-proprietário Felipe Gravina, 27 anos, prevê três anos para o retorno do investimento de R$ 900 mil. Por dia, 190 pessoas passam pelo restaurante. Cada uma gasta, em média, R$ 35. ;Atraímos quem prefere pagar um pouco mais pela refeição, mas faz questão de conforto;, afirma Gravina.

Badalados
A força da marca Iguatemi conseguiu atrair para Brasília o badalado restaurante Gero, do Grupo Fasano, em funcionamento há exatamente um ano. O térreo do shopping abriga ainda o Pobre Juan, especialista em parrilla argentina, o Galeto;s e a rede americana Outback. No primeiro piso, mais 12 opções gastronômicas. ;Numa concepção antiga de praça de alimentação, não teríamos cadeiras acolchoadas e minitelevisões;, diz a gerente-geral do Iguatemi Brasília, Daniela Vallejo.

O Terraço Shopping foi inaugurado em 2002, com seis restaurantes. Até dezembro, esse número será quatro vezes maior, com a abertura de mais uma unidade do Mercado 153. A rede pernambucana investiu R$ 3 milhões no último ano em Brasília, com três restaurantes em shoppings. ;A praça de alimentação deixou de ser um local para a pessoa comer e ir embora;, diz o superintendente do Terraço, Marcos Atayde. O shopping desembolsou R$ 2 milhões na reforma da praça, concluída em junho.

De olho no avanço da tendência gourmet, até mesmo shoppings de fora do Plano Piloto estão investindo no segmento. O Taguatinga Shopping aplicou R$ 500 mil este ano em obras nos banheiros, no piso, na iluminação e no mobiliário da praça de alimentação. A quantidade de restaurantes saltou de 28 para 40 desde novembro de 2000, quando o centro comercial abriu as portas. A aposta na ala gastronômica, explica a superintendente Eliza Ferreira, também faz parte da estratégia para fisgar os frequentadores das torres comerciais do shopping e os moradores da vizinha Águas Claras.

Eu acho...

;Para mim, refeição é momento de paz, de calma. É ótimo ver que os shoppings se atentaram a isso. Aliás, hoje em Brasília há muitos bons restaurantes que só estão em shoppings. Você paga mais do que em um fast-food, mas vale muito a pena.;

Léia Cristina Borges,
35 anos, advogada, moradora do Guará

;O barulho da praça de alimentação me incomoda muito. Lugares onde você possa sentar, pedir o cardápio, chamar o garçom tornam o almoço ou o jantar mais tranquilo, mais demorado, além de permitir uma maior privacidade.;

Maria Stela Miglorancia, 31 anos, advogada,
moradora do Sudoeste

;Às vezes você tem um dia estressado no trabalho e quer ter mais tranquilidade na hora de comer, coisa que não se encontra nas praças de alimentação habituais. É bom que os shoppings tenham percebido isso, mas ainda são poucas as opções.;

Alexandre Pereira,
41 anos, analista de sistemas, morador do Lago Norte