postado em 12/11/2011 07:57
De amanhã até 11 de dezembro, a fonte luminosa da Torre de TV ficará desativada. A Secretaria de Cultura, responsável pela conservação do espaço, informou que os equipamentos que dão suporte ao monumento passarão por manutenção. A fonte é a maior da América Latina e aparece entre as 10 do mundo. Foi inaugurada em 1967, mas deixou de funcionar 39 anos depois. A reinauguração ocorreu em setembro de 2010. Desde então, o local não passou por reforma.
A fonte virou um dos cartões -postais da área central de Brasília. Atrai famílias e casais diariamente. Durante o serviço, as apresentações feitas com jatos de água ficarão suspensas. Por meio de nota, a Secretaria de Cultura disse que o procedimento ocorre anualmente, com o intuito de ;verificar a conservação do maquinário e trocar a água armazenada no tanque do local;. A estrutura mantém 3,5 milhões de litros de água, 28 alto-falantes e 21 taças automáticas.
Parceria
A fonte tem área de 4,8 mil metros quadrados e, para ser reinaugurada, o Governo do Distrito Federal e a Eletrobrás firmaram uma parceria com investimentos de cerca de R$ 9 milhões. Foram instalados dois mil bicos ejetores, que formam uma cortina de água de 40cm por 15cm para a projeção de imagens em movimento. Tudo é feito sob o comando de um projetor de laser multicolorido. Os jatos podem alcançar até 50 metros de altura.