postado em 15/11/2011 07:25
No feriado prolongado da Proclamação da República, os brasilienses que ficaram no DF ou as pessoas que vieram de outros locais para passar o dia de folga na região aproveitaram para curtir os espaços de lazer da capital federal. O tempo fechado durante a manhã de ontem e o vento forte podem ter afastado alguns visitantes, bem como a chuva que caiu à tarde.
O Zoológico de Brasília, que geralmente fecha as portas às segundas-feiras para manutenção, esteve aberto em horário normal ontem. Gabriel Terra, 3 anos, aproveitou o dia para conhecer o que chama de ;os gatinhos; do Zoo. ;É um passeio que a gente gosta de fazer para aproveitar os feriados. Ele adora os gatinhos, como diz, ou o leão, os tigres e as onças;, conta a mãe de Gabriel, a auxiliar administrativa Luciene Santos, 33 anos.
Para a vendedora Juliana Marques Dutra, 23 anos, mãe de João Guilherme, 5, o zoo é uma ótima opção para toda a família. ;A gente não tem muita variedade para passear com as crianças;, reclama. ;Gosto de cavalos e onças;, entusiasma-se o menino. Mesmo com o movimento razoável no local, principalmente na ala dos felinos, a plantonista do Zoológico, Beatriz Carvalho, disse acreditar que o tempo fechado tenha feito alguns brasilienses preferirem ficar em casa. ;Normalmente, o pessoal que vem mais cedo gosta de fazer piqueniques, mas o movimento maior é à tarde.;
A criançada também se divertiu no Parque da Cidade, outra boa opção para o feriado. A gerente de vendas Tayla Camila Nascimento, 23 anos, permitiu à filha, Luna, 4, escolher o programa do dia. ;Nós íamos para o clube, mas vimos as nuvens no céu. Aí ela pediu para vir ao parque e nós topamos.; O pai de Luna, o funcionário público Ricardo Gomes de Merícia, 42, montou o slackline ; atividade cujos praticantes se equilibram em cima de uma fita de 2,5cm de largura por 5m de comprimento amarrada em dois pontos fixos ; e fez a diversão das crianças.
Além das atrações usuais, como o Parque Ana Lídia, que ontem esteve cheio, o Parque da Cidade abriga a Feira do Livro de Brasília, que é um dos programas culturais possíveis no feriado prolongado. Aberta das 10h às 22h diariamente, a programação de hoje inclui contação de histórias, oficinas de penteado com tranças e automaquiagem, de biscoitos finos artesanais (natalinos), espetáculos infantis, palestras e leituras.
Comércio
Quem quiser aproveitar o dia para fazer as primeiras compras de Natal deve se preparar para enfrentar movimento, pois o comércio estará aberto. Os shoppings funcionarão em horário semelhante ao dos domingos: das 14h às 20h. Já as lojas de rua, de acordo com o Sindicato dos do Comércio Varejista do DF (Sindvarejista), podem definir o próprio horário de funcionamento. Somando os dois setores, o DF tem 28 mil lojas à disposição.
A Água Mineral, do Parque Nacional de Brasília, também pode atrair quem está na cidade. No fim da manhã de ontem, mesmo com o tempo fechado, havia uma fila de carros nos portões do local, que, àquela hora, registrava que aproximadamente 800 pessoas já haviam entrado. A professora Terezinha Rejane Santos, 38 anos, reuniu a família e formou um grupo de 12 pessoas para aproveitar a folga. Eles elegeram a Água Mineral a melhor pedida para o dia. ;A gente vem de duas a três vezes por ano. Mas está todo mundo esperando o clima melhorar. Quando saímos de Taguatinga, o sol estava alto;, contou.
De acordo com as previsões, é provável que o céu fique nublado e caiam pancadas de chuvas e trovoadas isoladas durante o dia. A temperatura máxima prevista é de 28; C, enquanto a mínima é de 18; C. ;O clima vai estar instável, com períodos encobertos, ou seja, nublado a maior parte do tempo e, em alguns períodos, o tempo vai fechar. O sol deve sair, aquecer um pouco e logo some de novo;, lembra Mamedes Luis Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).