Jornal Correio Braziliense

Cidades

Professores do DF votam pelo indicativo de greve em assembleia

Os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal votaram pelo indicativo de greve durante assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, em frente ao Palácio do Buriti.Um novo encontro está marcado para 8 de março de 2012, onde eles irão decidir se paralisam ou não as atividades.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Rodrigo Rodrigues, a categoria iniciou uma mobilização que serve como contagem regressiva para dar início à greve geral. "O governo vai ter de se movimentar para não haver a paralisação total dos professores. Caso contrário, as atividades escolares serão suspensas por tempo indeterminado", afirmou Rodrigues.

O sindicato informou que a categoria exige a reestruturação do Plano de Carreira. "O ponto principal é a mudança na tabela salarial dos professores. Queremos a isonomia com outras carreiras, como a de médicos, por exemplo. O dinheiro é pago pelo Fundo Constitucional do DF à Saúde, Educação e Segurança. No entanto, nosso salário é menor", afirmou Rodrigues. Ele contou que com o reajuste os professores passariam a receber cerca de R$ 7.800, enquanto o salário atual é pago em R$ 4.128.

Rodrigues disse que foi feito um acordo entre a categoria e o Governo do Distrito Federal (GDF) em abril. "No entanto, não foi cumprido. Em 26 de outubro, o GDF apresentou projetos, mas as propostas não atendem às nossas reivindicações e a parte financeira mal repõe a inflação. Ou seja, saímos perdendo", afirmou. "Nossas reivindicações começariam a valer em 2012. Portanto, o GDF não tem como alegar que falta orçamento este ano. São datas diferentes", completou.

O Sinpro-DF informou que cerca de 26 mil professores trabalham na rede pública de educação.

A Secretaria de Administração Pública do DF informou que precisa receber o balanço final de gastos do último trimestre deste ano. Por meio da assessoria de imprensa, a pasta explicou que é preciso avaliar os acordos já firmados em 2011 - a serem cumpridos em 2012 -, para saber quais ainda podem ser feitos para o próximo ano.