Cidades

Com enorme espaço verde, a quadra dos generais é a mais nobre do SMU

Fechado com grades e guaritas, espaço tem ainda árvores frutíferas e animais, como pavões

Renato Alves
postado em 20/11/2011 08:59
No setor reservado a generais, moram também oficiais assistentes, todos coronéis: quadra mais nobre e privativa
Como todo o Plano Piloto, o Setor Militar Urbano também é feito de siglas. Só que, além dos pontos cardeais seguidos de números, as quadras residenciais apontam as patentes dos responsáveis por cada casa. Há a QRO (Quadra Residencial de Oficiais), a QRS (Quadra Residencial de Sargentos), e a QRG (Quadra Residencial de Generais). Esta última, a mais nobre e privativa.

Toda fechada por grades e com guaritas, a QRG fica entre as duas principais vias do SMU, em uma enorme área verde, ocupada por 14 casas de 210m; cada. São sete residências para generais e familiares e outras sete para os seus oficiais assistentes ; todos coronéis. Devido à imensidão e à pequena ocupação, a QRG é conhecida como Fazendinha entre os militares. Apelido justificado também pela grande quantidade de árvores frutíferas e a presença de animais, como pavões.

Vizinhos à QRG estão o clube dos oficiais, a Poupex e seu teatro, e o Oratório do Soldado. O clube tem tudo de um centro de lazer do tipo. Ele, inclusive, aceita sócios civis, desde que indicado por um militar. Nos fins de semana, como nos demais clubes de Brasília, famílias se reúnem ao redor das churrasqueiras. Já o teatro é um dos mais novos e modernos da capital. Tem 649 lugares e um palco de 230m;, com muito conforto, acessibilidade e equipamentos de luz e de som de última geração. Suas atrações são, eventualmente, abertas à toda a comunidade.

Embora lembre um templo católico, o Oratório do Soldado serve a todas as religiões. Além do salão principal, com púlpito e bancos, ao redor do Oratório ficam salas menores, destinadas a credos diferentes. No salão principal, imagens e crucifixos são colocados e retirados de acordo com a celebração e a orientação religiosa. ;Aqui, fazemos casamentos, batizados, missas para enfermos, independentemente da religião. Estamos abertos, inclusive, a toda a comunidade de Brasília;, explica o terceiro-sargento e diácono Leonardo Moreira, 46 anos.
Militar desde 1985 e religioso há oito anos, ele é o administrador do Oratório do Soldado. Por ser casado e integrar a Igreja Católica, o diácono não pode ser um padre, mas está autorizado a fazer quase todas as celebrações de sua religião. Moreira mora com a família na vila militar do Cruzeiro. Devido à proximidade com o SMU, costuma ir a pé ou de bicicleta ao trabalho.

Pontos turísticos
Como toda cidade, o SMU tem atrações turísticas. A mais visitada é a Praça Cívica do Quartel-General do Exército. Mais conhecida como Praça dos Cristais, ela conta com 12 lagos e peixes ornamentais ; 4 mil filhotes de carpas coloridas, 400 integrantes adultos da mesma espécie e 100 mandis, esses escolhidos por ajudarem na limpeza dos reservatórios. Uma obra-prima do paisagista Burle Marx, autor de outros famosos jardins de Brasília, como os do Palácio do Itamaraty.

O nome informal vem das esculturas de pedras que adornam a praça. Durante duas décadas, a obra do arquiteto e do paisagista ficou escondida. O resgate começou em 2007, após uma pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) chamar a atenção para a proposta original do lugar. Ela descobriu que os poços, então cobertos por terra, abrigaram, no início de Brasília, lindos lagos artificiais. O trabalho de revitalização dos 102 mil metros quadrados da Praça dos Cristais terminou em 2009, recuperando todo o seu projeto original.

Talvez a imagem mais famosa do SMU seja a da Praça Duque de Caxias, obra em frente à Praça dos Cristais. Assinada por Oscar Niemeyer, parceiro de Burle Marx em vários projetos urbanísticos da capital, ela tem uma concha que simboliza o punho da espada de Duque de Caxias. Por muito tempo, ali foi o palco das autoridades nos desfiles de 7 de setembro. A praça é apenas o portal do conjunto de 10 edifícios que formam o Quartel General do Exército, onde estão muitos dos segredos da instituição, o que o torna um dos lugares mais vigiados e fechados de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação