postado em 21/11/2011 14:55
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar será inaugurado na próxima quarta-feira (23/11). O espaço tem 21 mil metros quadrados de área construída. O bloco I, com sete mil metros quadrados, vai abrigar todo o atendimento ambulatorial do centro e receberá da Secretaria de Saúde do Distrito Federal uma verba estimada em R$ 4,4 milhões por mês, para o garantir o funcionamento. A obra foi concluída pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e será gerenciada pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). Além do tratamento oncológico (câncer) e hematológico (sangue), o hospital também oferecerá diversas especialidades em pediatria. Para ter direito ao atendimento, será preciso que a criança seja encaminhada ao hospital por um médico da atenção básica, ou seja, dos centros de saúde ou das unidades do Programa Saúde da Família mantidos pela Secretaria de Saúde.
As consultas oferecidas pelo hospital serão direcionadas pela Diretoria de Regulação da SES/DF, como ocorre com os leitos de UTI. Dessa forma, o paciente receberá um comunicado em casa para que se dirija à consulta, no dia e horários estipulados. Além da oncologia e hemoterapia, serão oferecidos ambulatórios de alergia, cirurgia pediátrica, nefrologia, neurologia, pneumologia, reumatologia e outras dez especialidades.
O termo de parceria, assinado em junho desse ano entre o Governo do Distrito Federal e a Abrace, prevê que o atendimento será gratuito e que cabe a uma comissão gestora (formada por profissionais de saúde, gestores e usuários) a coordenação técnica da assistência.
As equipes de especialistas em pediatria que atuavam no Hospital de Apoio e no Hospital de Base foram transferidas e a partir de agora passam a trabalhar no Hospital da Criança.
Com informações da Secretaria de Saúde