Cidades

Trânsito em frente ao Buriti é liberado após uma hora interrompido

postado em 22/11/2011 17:36

As seis faixas em frente ao Palácio do Buriti foram liberadas após cerca de uma hora de fluxo interrompido nesta terça-feira (22/11). O transtorno foi causado por conta da manifestação dos agentes de reintegração social do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), do Centro de Internação de Adolescentes Infratores (Ciago) e do Centro de Integração de Adolescentes de Planaltina (Ciap), que fecharam o local por volta das 16h.

Mesmo sem terem sido recebidos pelo governador Agnelo Queiroz, os agentes liberaram a passagem dos carros. Quando a categoria votaria as próximas ações, integrantes do GDF propuseram reunião com uma comissão de agentes. Os demais manifestantes aguardam o resultado da reunião e ameaçam interromper o trânsito de novo.

Segundo um agente do Caje, que preferiu não se identificar, o Centro tem capacidade para 180 internos e comporta aproximadamente 400 jovens. Na opinião dele, a falta de funcionários e condições de trabalho pode gerar uma grande tragédia. "Quartos com capacidade para dois jovens abrigam seis. No módulo 6, maiores de idade sentenciados dividem quarto com menores.", denunciou. Agentes também alegaram ter encontrado ratos, baratas, escorpião e até uma cobra coral dentro de um dos módulos.

A categoria reivindica mais proteção, treinamento e nomeações. Para eles, há problemas na gestão e falta de preparo. A gota d;água que teria motivado a manifestação foi a morte de dois internos. Uma comissão foi proposta para resolver o problema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação