Cidades

Brasal tem até as 10h para drenar área inundada por esgoto no Noroeste

postado em 24/11/2011 08:43
Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb) iniciaram na manhã de ontem a instalação de canos de PVC no canteiros de obras da construtora Brasal no Setor Noroeste. Na segunda-feira, o rompimento de uma manilha da rede de esgoto inundou uma área de 150 metros quadrados. De acordo com a Caesb, o incidente foi provocado após o terreno ceder com as recentes chuvas. A construtora contratou uma empresa para fazer a drenagem da água e, por determinação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), deve ser concluída até as 10h de hoje.

A rede danificada transporta dejetos dos setores Militar Urbano (SMU) e de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) até a Estação de Tratamento de Esgoto, na L4 Norte. Funcionários da Geo Lógica, empresa que presta consultoria ambiental à Brasal, foram ontem ao terreno e informaram que a camada afetada pelo esgoto será removida para um aterro. Eles explicaram que orientam a construtora sobre as medidas técnicas para a redução dos impactos ambientais.

Esgoto a céu aberto: Brasal tem até as 10h de hoje para drenar a área

De acordo com o superintendente de Manutenção de Redes da Caesb, Edgar Camargo, os técnicos do órgão fizeram apenas um conserto provisório. ;Nossos funcionários vão fazer estudos para saber se é preciso remanejar a rede de esgoto. Se ela permanecer no local, somente faremos o reparo definitivo quando a escavação estiver pronta e concretada.; Camargo disse que as despesas com a manutenção da rede deverão ser pagas pela construtora, mas a assessoria da Brasal informou que a empresa não foi notificada.

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos informou que ;houve uma contaminação superficial do solo e que a afetação ao lençol freático só poderá ser avaliada após análises químicas;. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) vai apurar a contaminação. Em nota, a Brasal lamentou o ocorrido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação