Cidades

Novos 1.157 servidores da rede pública são empossados durante cerimônia

Em cerimônia de posse de novos funcionários da rede pública, o governador Agnelo Queiroz destaca a importância do investimento no quadro de pessoal e da humanização do atendimento. O secretário da pasta garante outro concurso em 2012

postado em 25/11/2011 09:02
Agnelo e o secretário Rafael Barbosa: governo vai avaliar as demandas para definir vagas em concurso
;Uma virada na saúde pública do Distrito Federal.; Foi assim que o governador Agnelo Queiroz (PT) se referiu à posse de 1.157 aprovados em concurso do GDF para ocupar diversos cargos na rede de atendimento da capital. A cerimônia lotou a Sala Villa Lobos ; que tem capacidade para 1,6 mil pessoas ;, no Teatro Nacional Cláudio Santoro e contou ainda com a presença da cúpula do setor da saúde. O edital de nomeação foi publicado em 31 de outubro no Diário Oficial do Distrito Federal. Após o treinamento, os servidores serão lotados nas diversas unidades do sistema.

Agnelo citou que a saúde ocupava cenário de terra arrasada quando ele assumiu o governo e lembrou as várias situações de penúria encontradas nas visitas feitas às unidades para traçar um diagnóstico. Lembrou a chuva que invadia o centro cirúrgico do Hospital Regional do Gama e o predomínio de mofo nas instalações do Hospital Regional de Taguatinga. Mencionou ainda a demolição do Hospital de Planaltina, que não aguentava sequer uma reforma. ;A gente precisou investir na infraestrutura. Mas isso não era tudo. Também foi necessário normalizar o abastecimento de insumos e melhorar os equipamentos;, ressaltou.

No entanto, o governador destacou que o investimento apenas na estrutura física não é suficiente. ;A saúde só funciona com gente. Não tem como fazer uma boa saúde pública se não for investindo em recursos humanos e humanizando o atendimento.; Nesse sentido, Agnelo frisou a importância da contratação dos servidores, que totalizam mais de 4,5 mil desde o início do ano (Veja Para saber mais).

O titular da Secretaria da Saúde do DF, Rafael Barbosa, também chamou a atenção dos novos funcionários para a exigência de prestar um atendimento mais acolhedor. ;Faço um apelo para que cada um de vocês trate o paciente como se fosse um membro da família. O ponto principal que cobramos é a humanização;, acrescentou.

O secretário antecipou que o GDF vai realizar outro concurso para a saúde ainda no primeiro trimeste do ano que vem. Ele ressaltou que o número de vagas ainda não foi definido, assim como as áreas em que os cargos serão ofertados. ;Iremos levantar as necessidades agora, com a posse dos novos servidores;, explicou. No entanto, ele admitiu que há carência de pessoal em vários setores.

Ações
O compromisso de ontem foi o terceiro da agenda oficial desta semana voltado para a saúde. A estratégia é uma das decisões definidas na última segunda-feira durante reunião com o secretariado, quando o governador cobrou mais agilidade nas ações. A previsão é um incremento de inaugurações e ações em setores diversos do GDF. A ideia é apresentar, até o fim do ano, os resultados do trabalho desenvolvido pela gestão petista à frente do Palácio do Buriti.

Com relação especificamente à saúde, Agnelo participou da inauguração do Hospital da Criança José Alencar e da adesão do Hospital de Base do Distrito Federal ao programa S.O.S Emergências, do governo federal, ambos com a presença do ministro Alexandre Padilha. O chefe do Executivo disse que o pacote de ações está relacionado à mudança de perfil do trabalho desenvolvido. ;Queremos investir mais na atenção básica e diminuir o fluxo nos hospitais. Estamos investindo na saúde domiciliar;, ressaltou, lembrando que, atualmente, 1,1 mil pacientes já são atendidos nas próprias casas.

Nomeações em massa
Em 2011, já foram contratados 6.600 servidores efetivos em diversas áreas, 4.564 apenas na saúde.

Desse total, 1.147 servidores participaram da cerimônia de nomeação realizada ontem. São assistentes social, técnicos em patologia clínica, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, enfermeiros, enfermeiros do trabalho, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, além de servidores técnico administrativos.

Quinze áreas médicas também receberão reforço: cirurgia geral, gastroenterologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, clínica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, família e comunidade, medicina do trabalho, medicina intensiva, neurologia, neuropediatria, pediatria e radiologia.

Os servidores começarão a ser direcionados imediatamente para as unidades de saúde pública do Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação