Cidades

Campanha promove atendimento preventivo contra câncer de pele neste sábado

postado em 25/11/2011 17:02
A identificação precoce de um simples sinalzinho na pele pode salvar uma vida e evitar muitos transtornos. É com esse objetivo que a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria de Saúde, promove atendimento e orientação gratuita à população do DF na prevenção ao câncer de pele, neste sábado (26/11).

No Hospital Regional da Asa Norte, 30 pacientes já foram pré-agendados para realizar cirurgias para remoção de tumores menos graves. A iniciativa pretende desafogar as filas para esse tipo de procedimento. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), dermatologistas de todo o DF atenderão pacientes que comparecerem ao local - mesmo que sem agendamento - entre 9h e 15h.

Além das cirurgias de remoção da malignidade, os dermatologistas realizarão exames de prevenção no HRT. Os procedimentos cirúrgicos que não puderem ser realizados no sábado serão agendados para uma nova data.

A coordenadora de Dermatologia da Secretaria de Saúde do DF, Dra Vanessa Lima, explica que o Hospital de Taguatinga foi escolhido por ter grande fluxo de pessoas. "O hospital ofereceu, além do espaço físico, material e pessoal de apoio para que a campanha fosse realizada", diz.

Cuidados
Segundo a dermatologista, a população deve ficar atenta a sinais ou pintas que apresentam crescimento progressivo, coloração em mais de uma tonalidade, bordas irregulares, feridas que não cicatrizam ou pintas de cor rosada. "Na dúvida todos os sinais devem ser checados, por meio de uma inspeção diária com a ajuda de espelhos ou de outra pessoa. É importante procurar um profissional, porque só um médico sabe reconhecer uma lesão maligna", explica.

Evento Nacional
A campanha de prevenção ao câncer de pele ocorrerá em todo o país simultaneamente neste sábado (26/11). Médicos de todos os estados realizarão exames e procedimentos cirúrgicos em pacientes que comparecerem nos locais determinados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação