postado em 28/11/2011 09:10
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios realiza, a partir desta segunda-feira (28/11), a Semana Nacional de Conciliação do TJDFT. A ação, que segue até o dia 2 de dezembro, integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizada, simultaneamente, em todos os Tribunais de Justiça do país, nas esferas estadual e federal.A abertura oficial no Distrito Federal acontecerá na sede do TJDFT e reunirá o Tribunal Regional Federal da 1; Região, e o Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região. A solenidade será realizada no 10; andar do Fórum Milton Sebastião Barbosa, às 10h, com a presença do Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, do Corregedor de Justiça do Distrito Federal, desembargador Sérgio Bittencourt e do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Tourinho Neto.
Serão disponibilizadas, para o atendimento das partes, 37 bancas, sendo quatro para os processos de 2; Instância, uma para os processos dos Juizados Especiais, e 32 para processos que tramitam na 1; Instância. Ao todo serão apresentados para conciliação 1.665 processos. Somente serão atendidas no TJDFT as partes que foram previamente intimadas a comparecerem ao tribunal. O conteúdo das ações judiciais geralmente envolve problemas com juros, indenizações e discussão de cláusulas de contrato.
A expectativa é a de que cada banca realize nove audiências por dia, com intervalos de 40 minutos cada uma. Trabalharão durante a Semana Nacional de Conciliação do TJDFT cerca de 100 pessoas, entre servidores, estagiários e conciliadores do TJDFT.