Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manifestantes bloqueiam rodovia BR-060 por 1h30 nesta manhã de segunda



Cerca de 80 manifestantes se reuniram para um protesto no km 29 da BR-060 . Eles utilizaram pneus, galhos e barris para interditar a via que liga Brasília a Goiânia nos dois sentidos. O protesto começou por volta das 8h30 e terminou às 10h. Não houve registros de violência na manifestação que durou cerca de 1h30. Os moradores da região exigem a conclusão de um viaduto que começou a ser construído há dois anos naquela altura.

Algumas pessoas afirmaram que há cerca de um ano rachaduras começaram a aparecer na obra. De acordo com o organizador da manifestação, Lindomar Galeno Pereira, 39 anos, a Administração Regional do Gama foi procurada por moradores quatro vezes. "Fui falar com os responsáveis, procurei o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Trãnsito] e eles prometerem resolver o problema, mas nada foi feito ainda. Encontrei na manifestação uma forma de mostrar ao governo o que a gente reivindica", disse.

Durante a manifestação, nenhum representante do Governo do Distrito Federal (GDF) esteve no local. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Comunicação do DF (Secom) informou que não vai se pronunciar sobre este assunto, pelo menos por enquanto.

O moradores do bairro Engenho das Lajes disseram que o escoamento de água das obras foi fechado pelo Dnit, para que não houvesse espaço vago no viaduto. Em razão da construção, eles dizem que residências foram inundadas após as chuvas.

Policiais informaram que o engarrafamento no local dos protestos chegou a 3km, nos dois sentidos. Participaram da operação 48 agentes (20 da Polícia Rodoviária Federal, outros 20 da Polícia Militar e oito do Corpo de Bombeiros).