Cidades

Embaixada dos EUA em Brasília faz mutirão para acelerar vistos

Flávia Maia
postado em 29/11/2011 06:56
A alta procura por vistos norte-americanos levou a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília a realizar mais um mutirão de renovação e retirada do documento. A iniciativa da representação diplomática ocorrerá amanhã, a partir das 7h30, aproveitando o feriado distrital do Dia do Evangélico. Esse mutirão será o terceiro do ano e tem por objetivo agilizar o tempo médio de espera dos interessados, que atualmente é de 90 a 120 dias. Estão previstos mil atendimentos, 67% a mais do que a média diária de 600 pessoas. As consultas desta quarta-feira já estão marcadas e 700 delas são destinadas a renovação, que é um procedimento mais rápido porque a duração da entrevista é menor. ;O serviço só vai terminar quando todos forem atendidos;, garantiu a vice-cônsul da embaixada em Brasília, Erin Truhler.

Mutirões agilizam a vida dos passageiros e permitem que histórias como a de Marina Fernandes de Oliveira, 23 anos, não ocorram. Ela esperou quatro meses para conseguir o endosso norte-americano e pegou-o horas antes da viagem. A estudante conseguiu o passaporte às 15h30 de ontem e o voo para o estado de Massachusetts estava agendado para duas horas e meia depois. ;Pedi o visto em julho, marcaram a entrevista em 22 de novembro e só hoje (ontem) consegui pegar. Agora, é correria;, contou a estudante.

Cerca de 110 mil passageiros já tiraram o visto norte-americano na embaixada de Brasília em 2011. Um crescimento de 37,5% em relação a todo o ano passado, quando 80 mil passaportes foram concedidos na capital do país. O alto número se deve ao fato de Brasília receber turistas do Centro-Oeste e do Norte interessados em viajar aos Estados Unidos.

Nas quatro outras embaixadas e consulados norte-americanos no Brasil, a situação não é diferente e a média de espera também é de três a quatro meses. Nos últimos cinco anos, a demanda por vistos de não imigrantes aumentou em 247%, o que explicaria a demora para a obtenção da autorização de entrada nos Estados Unidos. São Paulo é a cidade no mundo que mais emite a permissão: são de 1.500 a 1.700 vistos diariamente. Em todo o Brasil, no ano de 2010, foram concedidos 791 mil. ;Cada dia mais os brasileiros levam os filhos para a Disney e gostam de fazer compras;, explica a vice-cônsul da Embaixada dos EUA, Erin Truhler.

Mais agentes
A desaceleração da economia norte-americana, a baixa do dólar e o crescente poder de consumo de nações emergentes como a China, a Índia e o Brasil intensificaram o turismo dos habitantes desses países aos Estados Unidos. De acordo com a Câmara de Comércio dos EUA, atualmente o turismo movimenta US$ 700 bilhões de dólares por ano na economia daquele país e gera 7,4 milhões de postos de trabalho. A China é a nação que mais envia turistas para os Estados Unidos. A média de espera pelo visto, para os chineses, é de 120 dias.

A demora para conceder a autorização nos países emergentes tem incomodado o setor turístico dos EUA, que alega perder mercado para a Europa, onde a documentação é conseguida com mais facilidade. A reclamação do setor produtivo norte-americano surtiu efeito e medidas foram tomadas para agilizar a vida do turista estrangeiro. Além dos mutirões, como os realizados nas quatro embaixadas e consulados no Brasil, o governo dos Estados Unidos prometeu a contratação de 57 agentes consulares no Brasil, 50% a mais do que o efetivo atual. Os novos funcionários serão lotados em Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. O plano é diminuir a espera para, no máximo, um mês.

A comerciante Beatriz Camacho, 52 anos, tem duas filhas que moram nos Estados Unidos e, por isso, tem o visto americano há 20 anos. Segundo ela, de uns cinco anos para cá ficou mais fácil renovar o documento, mas mesmo assim a espera ainda a incomoda. ;Tenho família lá e vou direto. Mesmo assim, tive que esperar dois meses para renovar a autorização.; Ela foi à embaixada com a neta, que nasceu no Brasil, e tentava obter a Certidão de Nascimento. Como o pai é norte-americano, os cartórios brasileiros não aceitaram o registro. Por isso, o genro enviou um ofício requerendo o documento. ;Como ele é americano, em 10 dias, mandaram a gente vir aqui;, disse.


Rotas

Confira os voos internacionais partindo de Brasília, sem escalas:

Companhia - Destino ; Dias da semana
American Airlines - Miami (todos os dias*)
Copa Airlines - Cidade do Panamá (terça, quarta, sexta e domingo)
Delta Airlines - Atlanta (todos os dias**)
Lan Lima - (terça, quinta e sábado)
Pluna - Montevidéu (terça a sábado)
Taca Airlines - Lima (terça, quinta e sábado)
TAM - Miami (segunda, quarta, sexta e domingo)
TAP - Lisboa (terça a domingo)

*A partir de 15 de dezembro
**A partir de 14 de dezembro
Fonte: Infraero


Fique atento

Como proceder:
; Para tirar o visto norte-americano, o primeiro passo é entrar no site http://www.visto-eua.com.br e verificar os Programas Especiais de Vistos oferecidos pela embaixada e pelos consulados no Brasil;

; Agende a entrevista no site www.visto-eua.com.br e imprima a página de confirmação do agendamento;

; Preencha o formulário DS-160, disponível no endereço eletrônico https://ceac.state.gov/genniv/;

; Caso precise alterar alguma informação após ter preenchido o formulário DS-160, será necessário imprimir uma nova página de confirmação e levar no dia da entrevista;

; O formulário deve ser entregue na data da entrevista;

; Entre no endereço https://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp para acessar o Sistema de Informação e Agendamento;

; Informações sobre o passaporte podem ser encontradas no site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação