<--[if gte mso 9]>
Brasília recebeu um apoio de peso para sediar as olimpíadas a Universíade em 2017. A presidente da República, Dilma Rouseff enviou no fim da noite de segunda-feira (28/11) uma carta à delegação brasileira que está em Bruxelas (Bélgica) para defender a candidatura da capital federal como sede dos jogos universitários.
No documento, Dilma Rouseff afirma que Brasília reúne as condições necessárias para organizar um evento esportivo de grande porte. A presidente também destaca as qualidades urbanísticas da cidade: ;Brasília e o Brasil estarão preparados para receber os atletas da
Universíade;, diz ela.
Brasília compete com Taipé, em Taiwan (China), que se preparou fortemente para desbancar Brasília na disputa. Esta é a quarta tentativa da cidade chinesa de receber a Universíade. Conta a favor dela, portanto, a experiência de candidatura, um enorme poderio econômico e a tradição da Ásia em sediar esse tipo de evento ; eles já prepararam 10 edições.
Argumentos
Um dos argumentos mais fortes da campanha de Brasília ; o preparo para a Copa do Mundo e das Confederações ; também será trabalhado durante a sustentação oral da candidatura. As imagens da construção, já em fase adiantada, do Estádio Nacional ; com capacidade para reunir 71 mil atletas ; é um dos trunfos da comitiva de Brasília.
Outro argumento que será apresentado em defesa da candidatura de Brasília é a disposição de parcerias da iniciativa privada com o governo para oferecer estrutura aos jogos universitários.
Confira no a íntegra da carta de recomendação enviada pela presidente Dilma Rousseff para a comitiva brasileira.