Cidades

Não homologação da inscrição assusta candidatos do PAS

Flávia Maia
postado em 30/11/2011 08:14
Tiago Carvalho foi obrigado a levar ao Cespe cópia de toda a documentação para garantir participação nos exames no próximo fim de semana
Ao acessar a ficha de cadastro no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), muitos estudantes do ensino médio se assustaram com a possibilidade de não conseguirem fazer os exames do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília que ocorrerão no próximo fim de semana. Um aviso na parte de acompanhamento para o candidato informava que a inscrição não estava homologada pela escola.

A inscrição para o PAS é feita pelo candidato e, posteriormente, a escola em que ele estuda deve confirmar para o Cespe se o concorrente cursa o ensino médio regular. Sem esse certificado, o aluno fica proibido de realizar a prova. O centro de seleção entende que ele não atende aos requisitos mínimos para participar do programa, que é estar matriculado no primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino médio.

A quatro dias do teste, Tiago Carvalho, 17 anos, estudante do 3; ano do Colégio Leonardo da Vinci, levou um susto ao tentar descobrir seu local de prova: a mensagem da organizadora avisava da falta de homologação da inscrição. ;Achei que perderia a prova;. Ao entrar em contato com o colégio, Tiago foi informado de que a escola tinha enviado a documentação necessária. Com todos os comprovantes em mãos, o jovem foi ao Cespe e obteve a garantia para participar do certame no fim de semana.

O filho do bancário Marcos Petrocchi, 50 anos, passou pelo mesmo constrangimento. Na semana passada teve a mesma ansiedade de achar que não conseguiria fazer a última etapa do processo seletivo para ingressar na UnB. O pai, que pediu para não ter o nome do filho revelado, preocupado, procurou a escola e foi informado de que o problema estaria no centro de seleção. ;O Cespe alega que a culpa é da escola, mas eles mesmos nos enviaram uma lista com todos os alunos que homologamos;, explicou o professor, José França, coordenador da Secretaria de Vestibulares do Sigma.

Com a afirmativa de que a escola tinha cumprido a parte dela, o bancário Marcos procurou o Serviço de Atendimento ao Cliente do Cespe e foi orientado a mandar o Cadastro de Pessoa Física, o Registro Geral e a declaração de escolaridade do candidato para que a inscrição fosse validada. Embora tenha cumprido todas as exigências, a situação do filho Marcos continuou irregular, o que obrigou Marcos a levar a documentação pessoalmente no centro. ;Tive que sair do trabalho para resolver uma desorganização dessas. Para mim, é estranha a dependência da escola na inscrição. Se ocorre algum problema na instituição, o aluno sai perdendo;, reclama o bancário.

Por meio de sua assessoria, o Cespe informou que o transtorno com as inscrições não é culpa do órgão e os problemas relacionados à homologação da inscrição são ;pontuais;. O centro alegou também que não é possível saber onde o erro ocorreu, uma vez que são poucos casos e eles teriam que ser rastreados. Os equívocos podem ter acontecido em qualquer etapa do processo.

A orientação do Cespe é que todos os estudantes acompanhem a página do candidato e verifiquem se existe algum problema. Uma vez constatado, os alunos devem entrar em contato com o centro pelo e-mail sac@cespe.unb.br ou ir pessoalmente à sede da organizadora, na Asa Norte, portando o CPF, aCarteira de Identidade e a declaração de aluno regular do ensino médio. Mesmo com o feriado de hoje, o centro de seleção funcionará normalmente para que todos os candidatos façam a prova.

Seleção em três etapas
O Programa de Avaliação Seriada (PAS) é uma modalidade alternativa de acesso aos cursos de graduação da Universidade de Brasília. São aplicadas três provas, realizadas ao término de cada uma das séries do ensino médio. O conteúdo, que antes era cobrado de uma só vez no vestibular, é diluído nos três anos de avaliação. São destinadas metade das vagas do primeiro processo seletivo de cada ano para os alunos do PAS. Quem participa do PAS não está impedido de concorrer também pelo vestibular tradicional.

Como proceder:
1) Acesse , entre na página de acompanhamento do candidato e preste atenção se a inscrição está normal.

2) Caso a inscrição tenha problemas, entre em contato com o Cespe no e-mail sac@cespe.unb.br, no telefone (61) 3448-0100 ou pessoalmente, no câmpus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba ;A;, Edifício Cespe, Asa Norte ; Brasília/DF

3) O Cespe resolverá os eventuais problemas dos candidatos até a sexta-feira e estará funcionando normalmente hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação