Cidades

Produtores rurais que conservam água e solo no DF poderão ser remunerados

postado em 01/12/2011 19:22

Representantes de 13 instituições ; federais, distritais e organizações não governamentais - assinaram na tarde desta quinta-feira (1;/12), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), um acordo de cooperação técnica que vai estrear o programa Produtor de Água na bacia do ribeirão Pipiripau. O acordo vai ter duração de dez anos e prevê investimentos que somam R$ 40 milhões.

O programa engloba parte do Distrito Federal e de Goiás e vai remunerar produtores que adotam boas práticas de preservação ambiental. Cerca de R$ 10 milhões serão destinados ao pagamento por serviços ambientais prestados por produtores rurais, como por exemplo o plantio de matas ciliares e proteção de nascentes. Todos os agricultores e pecuaristas que possuem propriedades na bacia do ribeirão Pipiripau poderão se inscrever.

Segundo Diógenes Mortari, Superintendente de Fiscalização e Serviços (SFS) da ADASA, o edital de inscrição será lançado apenas no ano que vem. "O primeiro passo é fazer o levantamento do número de produtores. Ainda temos que fazer um termo de acordo com a Caesb e preparar o edital também." Diógenes informou que a previsão de contrato é de 5 anos com cada produtor, e que esse período pode ser estendido. O Superintendente ainda afirmou que, com esse acordo, o produtores terão obrigações a cumprir. "A UGP (Unidade de Gerenciamento) vai ficaliza-los", disse.

O resto do dinheiro dos recursos será aplicado em restauração florestal, conservação de solo e recuperação do Canal Santos Dumont, utilizado principalmente por agricultores, iniciativas que já começam a ser adotadas em dezembro. A bacia do ribeirão Pipiripau localiza-se na divisa do Distrito Federal com o município de Formosa (GO) e ocupa uma área total de 23.527 hectares. O ribeirão é responsável pelo abastecimento de Planaltina e Sobradinho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação