postado em 02/12/2011 07:45
Os candidatos do Programa de Avaliação Seriada (PAS) que disputam uma vaga nos cursos de medicina, engenharia civil, direito, psicologia e nutrição da Universidade de Brasília (UnB) terão uma preocupação a mais neste fim de semana. No domingo, eles enfrentam uma concorrência maior na seleção do que os outros alunos do subprograma 2009 (primeira e segunda etapas da prova em 2009 e 2010). Dos 95 cursos oferecidos pela instituição de ensino superior, esses são os cinco mais disputados (confira ao lado).A lista com a relação candidato por vaga foi divulgada ontem pelo Centro de Promoção e Seleção de Eventos (Cespe) da UnB. Apesar de as carreiras que lideram o ranking serem as mesmas de 2010, a disputa por medicina, engenharia civil, direito, psicologia e nutrição está mais acirrada. Ao todo, serão 12.294 estudantes do terceiro ano, concorrendo às 2.092 vagas da universidade destinadas ao programa. O PAS também mobilizará 25.277 alunos do primeiro ano e 19.342 do segundo no fim de semana.
O estudante Victor de Jesus, 17 anos, concorrerá a medicina no PAS e no vestibular. Para conseguir um espaço na UnB, ele terá que derrubar 27,7 candidatos envolvidos na disputa. No meio do ano, ele optou por psicologia, mas agora quer se especializar em psiquiatria. A reta final foi dedicada à revisão e a exercícios, mas sem exageros. ;Essa semana foi de muito estudo. O ano todo foi voltado para o PAS. Dizem por aí que é bom não estudar muito em cima da hora. Então, só hoje eu deixei para descansar.; Para ele, resolver as provas anteriores nos últimos dias não é aconselhável. ;Se você não for bem, vai se desesperar. Se você for bem, não adianta porque a prova não é a mesma.;
O diretor da Faculdade de Medicina da UnB, Paulo César de Jesus, acredita que a procura se deve à tradição da carreira e às características do curso. ;Medicina é uma profissão historicamente tradicional. Cuidar das pessoas e a possibilidade de diagnosticar e de tratar as doenças chamam a atenção dos candidatos. Além disso, temos 45 anos de curso.; Segundo ele, no entanto, a oferta de profissionais não atende à demanda do mercado.
Já nutrição foi o único dos cinco mais concorridos que diminuiu a demanda em relação ao ano passado. Caiu da segunda para a quinta colocação. Segundo Raquel Botelho, chefe do departamento, a queda é normal. ;Os cursos da área de saúde, como odontologia, fisioterapia, farmácia e psicologia, estão sempre trocando de lugar.; Ela ressalta, porém que, se as inscrições tivessem se encerrado depois da divulgação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a procura teria sido maior. ;Recebemos a nota máxima e fomos eleitos o melhor curso de nutrição do país;, destaca.
Foco
O interesse da estudante Lara Letícia Barbosa, 18 anos, era, até a 8; série do ensino fundamental, por medicina, mas durante o ensino médio ela percebeu uma vocação para o empreendedorismo. Entre a carreira de médica e a de administradora, ela descobriu a psicologia e aposta no PAS para garantir a vaga. ;Estou confiante, estudei o ano todo focada no PAS. Com as notas do primeiro e do segundo ano, não está apertado.; Se a concorrência a intimida? ;Mais ou menos. Bateu o nervosismo nos últimos dias;, confessa.
Ao contrário de nutrição, engenharia civil saltou do quarto para o terceiro lugar e teve o crescimento mais significativo entre as cinco graduações. Serão 386 alunos para 20 vagas. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-DF), Francisco Machado, acha a procura compatível ao mercado. ;O Brasil está num clima de prioridades para o desenvolvimento. As cidades estão inchando, o que obriga os governantes a investirem em obras como pontes e viadutos;, explica. O PAS é a esperança de milhares de estudantes que esperam sair do terceiro ano do ensino médio direto para a faculdade.