postado em 02/12/2011 09:10
O Comitê de Combate à Pirataria do Distrito Federal e Receita Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (2/12), uma solenidade para a destruição de cerca de três milhões de produtos falsificados. O evento teve início por volta das 9h, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. Esta é a maior destruição de mercadorias falsificadas na história da capital federal.
Entre os itens destruídos estão cigarros, CDs e DVDs, maquiagens, óculos, relógios e pendrives. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), todo o material reciclável será encaminhado às cooperativas, para serem reaproveitados.
O objetivo da ação, segundo o Seops, é alertar a comunidade sobre os riscos do consumo destes tipos de produtos e demonstrar a integração de órgãos locais e federais na luta contra o crime de violação do direito autoral.
Vários órgãos e associações fazem parte da operação. Entre eles estão a Secretaria da Ordem Pública e Social, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Fazenda, a Receita Federal, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), a Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) e a Associação Brasileira de Indústria Óptica (Abióptica).