Cidades

Grade oficial de respostas das provas do PAS será divulgada na quarta-feira

Flávia Maia
postado em 05/12/2011 07:00
As provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) realizadas neste fim de semana tiveram a menor taxa de abstenção dos últimos quatro anos em todas as três etapas. Apenas 11,7% dos 56.913 candidatos desistiram ou perderam os testes. Ontem, os alunos da segunda e da terceira etapas fizeram o exame e, no sábado, os da primeira. Os gabaritos preliminares serão divulgados no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) entre quarta e sexta-feira (veja ao lado no calendário).

Ontem, 9,1% dos 19.342 estudantes inscritos na 2; etapa não compareceram. No ano passado, a abstenção nesta etapa havia sido de 11,8%. Davi Chaparro Rosa de Oliveira, 16 anos, está fora dessa estatística. Ele e a família viajaram de Campo Grande (MS) para tentar garantir a vaga na Universidade de Brasília. O estudante fez a segunda etapa e o irmão Samuel, 15, a primeira. ;Trouxemos os dois para prestar os exames porque achamos que a UnB é uma boa universidade;, disse o pai dos garotos, o militar da reserva José Aparecido Rosa de Oliveira, 46.

Davi contou que o interesse pela UnB surgiu após uma excursão da escola à universidade. ;Desde então comecei a me preparar para o PAS, que é a melhor maneira de entrar na UnB;, disse. Davi pretende cursar engenharia química e estava preocupado com a diferença curricular das escolas de Campo Grande e de Brasília. ;Ainda não vi química orgânica e em outras escolas esse conteúdo foi dado. A sorte foi que só cobraram umas duas questões sobre isso.; O tema da prova da segunda etapa foi a desigualdade social e a globalização.

Alex perdeu a última etapa:

O número de estudantes que prestam a terceira etapa geralmente é menor que nas etapas iniciais. Isso porque muitos desistem devido ao choque de calendário com outros vestibulares no Brasil ou por terem ido mal na primeira e na segunda etapas. Este ano, 10 mil alunos fizeram a última fase. Eles disputam uma das 2.092 vagas propostas. A taxa de abstenção entre esses candidatos foi de 15,8%. Em 2010, havia sido bem maior, de 19,9%.

O estudante Adriano Jorge, 19 anos, viajou de Tocantins para Brasília de olho em uma vaga no curso de engenharia mecatrônica, que no PAS tem concorrência de 7,10 candidatos por vaga. ;Faço o curso técnico e quero continuar nessa área;, contou. O estudante do 3; ano Álvaro Barros também veio do Tocantins. Ele nasceu em Brasília e espera passar no exame para voltar a morar na capital. Álvaro achou a prova complicada, principalmente as questões de física. Mesmo assim está esperançoso de que vai passar no curso de engenharia mecânica. ;Apesar das dificuldades, acho que saí bem e acredito que vou passar.; O tema da prova e da redação da terceira etapa foi a arte em tempos de alta tecnologia.

Frustração
Como ocorre todos os anos, muitos candidatos não puderam fazer a prova. O estudante Alex Daniel Paiva Almeida, 18 anos, perdeu a última etapa porque não levou o documento de identidade original ; tinha em mãos apenas uma cópia autenticada. ;Nos outros anos, eu fiz com a cópia, não ando com a original porque tenho medo de perdê-la. O triste é porque eu me saí bem nas outras etapas, estava praticamente aprovado, agora terei que prestar vestibular;, lamentou. Alex pensa em cursar comunicação organizacional.

Mais uma vez, a graduação de medicina, oferecida no câmpus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, registrou o maior número de inscritos, com 27,72 candidatos por vaga. O curso de engenharia civil tem a segunda maior demanda de inscritos, com 19,3 candidatos por vaga, seguido por direito (18,73), psicologia (18,36) e nutrição (16,44). Na Faculdade de Ceilândia, fisioterapia é o curso mais concorrido, com 11,24 inscritos para vaga. Em Planaltina, o curso que recebeu mais inscrições foi ciências naturais, com demanda de 3,15. O curso de engenharia, único oferecido pelo câmpus do Gama, tem 4,63 candidatos disputando cada uma das 140 vagas.

Calendário

; Gabarito preliminar
Quarta-feira: etapas 1 e 2
Sexta-feira: etapa 3

; Primeira chamada
27 de janeiro

; Registro dos novos alunos
6 a 8 de fevereiro

; Matrícula em disciplinas (via internet)
A partir da 0h do dia 2 de março até as 18h do dia 5 de março

; Matrícula em disciplinas (via coordenador de curso)
2 e 5 de março

; Divulgação do resultado da matrícula
6 de março

; Início das aulas
12 de março

Fonte: Cespe/UnB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação