Cidades

Metroviários ameaçam entrar em greve no dia 12 de dezembro

postado em 06/12/2011 18:29

Uma assembleia com indicativo de greve dos metroviários do Distrito Federal (DF) está marcada para esta quarta-feira (7/12), às 20h, na Estação Águas Claras. Eles reivindicam que a negociação da data-base da categoria não está sendo respeitada e que o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011 não foi concluído. Os funcionários também reclamam da falta de manutenção das estações, trens e túneis e do preço da tarifa.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SINDMETRÔ/DF) afirmou, por meio de nota, que foi feito um acordo com o Governo do DF no qual os metroviários iriam receber os mesmos benefícios que as empresas públicas do governo. Mas, segundo eles, os funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) receberam um abono especial e uma parcela a mais no auxílio-alimentação, enquanto os metroviários não receberam nada. O sindicato informou que se o acordo não for cumprido, a greve começará no dia 12 de dezembro.

A assessoria do Metrô-DF informou ao Correio que todos os acordos firmados com os metroviários foram cumpridos e que a direção só vai se pronunciar após a assembleia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação